Se quiser que o seu empreendimento cresça, um dos grandes aliados será o marketing. Fazê-lo de forma correta, porém, requer planejamento. Por isso, vamos mostrar o passo a passo de como montar plano de marketing para pequenas e médias empresas.
Antes de dar início ao guia completo de um planejamento estratégico de marketing, vamos à definição sobre o que é plano de marketing.
Trata-se de um conjunto de ações de uma determinada empresa, com foco em um objetivo de marketing específico. Nada mais é que um recurso para tornar/manter o seu negócio competitivo.
Talvez você também já tenha se perguntado ou mesmo visto o conceito de planejamento estratégico de marketing. Ainda no campo da definição conceitual, podemos dizer que é o processo da equipe de marketing na definição da melhor estratégia — de acordo com as diretrizes da empresa.
Dito isso, vamos ao guia para ter um plano de marketing pronto.
Comecemos por um modelo de planejamento que serve tanto para a estratégia tradicional como para um plano de marketing digital.
Esse aforismo do filósofo Sócrates vale bem para o início de um planejamento estratégico de marketing. Comece se perguntando: “Por que a minha empresa está no mercado?” e “Qual é o propósito do meu negócio?”.
Uma vez respondidas as perguntas anteriores, o próximo passo é definir o público que sua campanha irá atingir. Aqui, é preciso evitar um alvo genérico.
Não importa se você está construindo um plano de marketing digital ou qualquer outro modelo. Tenha metas e objetivos bem definidos para a sua campanha. Por exemplo, aumentar as vendas em um período específico (dois meses).
Vale ressaltar que definir o seu plano de marketing é vital para o sucesso ou fracasso do seu planejamento estratégico.
Para melhor entendimento, vamos dividir a seção em dois tipos principais de marketing: o offline e o digital.
Após o que foi exposto acima, você pode estar pensando que um bom modelo de plano de marketing pode ser oneroso. Mas é possível ajustar a tática certa à realidade da sua pequena ou média empresa.
Não caia na armadilha de apenas diminuir o orçamento de seu plano de marketing e, por consequência, acabar reduzindo a presença digital, por exemplo.
Para quem quer crescer, é possível lançar mão de empréstimos e financiamentos que podem ajudar a alavancar o seu negócio. No meio digital, por sua vez, há opções mais baratas com resultados consideráveis.
Agora que você sabe um pouco mais sobre plano de marketing e seus tipos, tenha em mente que conhecimento é um importante aliado para a sua micro ou pequena empresa crescer.
Falando nisso, uma dica é o webinar “Como anunciar seus produtos na internet sem medo e com resultado”. O conteúdo é 100% gratuito e vai mostrar as melhores práticas para bombar com o marketing digital.
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