Por que é tão importante contratar um antivírus?

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

Por que é tão importante contratar um antivírus?

Na hora de colocar uma empresa em funcionamento, mesmo um pequeno negócio, é imprescindível colocar a segurança digital entre os pontos que precisam ser analisados com mais cuidado. A proteção de dados de uma empresa, assim como de seus clientes, é o ponto de partida para que se evitem problemas, que podem ser bastante graves no futuro ou mesmo no presente. Com praticamente todos os processos automatizados, a segurança digital deve estar no topo das preocupações de qualquer empresário. Por isso, uma boa solução de antivírus para a sua empresadeve ser analisada para que a escolha seja feita dentro de critérios técnicos, que podem ser decisivos em momentos críticos.


Já pensou, por exemplo,  em perder toda a sua base de clientes, por conta de um vírus? É um pesadelo para qualquer negócio. Mas afinal, como fazer uma boa escolha para baixar um antivírus que atenda as necessidades do seu negócio?


No mercado há várias opções de antivírus para as empresas. Mas quase sempre aquela opção com soluções gratuitas pode não ser a melhor para o seu negócio. Via de regra os antivírus gratuitos funcionam bem, mas de forma mais limitada. Normalmente não há suporte técnico nem garantia de atualizações na frequência necessária.


Então, o que deve ser analisado na hora de escolher um antivírus para empresa? Além do suporte técnico, que já mencionamos, recursos como antispam, firewall pessoal e backup na nuvem também devem ser levados em conta para o armazenamento dos arquivos mais importantes para o seu negócio.


E vale o lembrete: mesmo de fazer a escolha, você precisa tomar uma decisão muito importante: jamais use um software pirata. Eles são a porta de entrada mais comum para ameaças digitais. E, por isso, o seu uso pode custar muito caro para o seu negócio.

Como escolher um bom antivírus?

Rastreio

É importante que o antivírus detecte as ameaças antes que elas infectem o seu sistema, a sua rede, ou as máquinas de sua empresa. Um bom antivírus para empresa detecta por exemplo quando um pendrive, um HD externo, ou um telefone infectado é instalado. Se a sua empresa costuma fazer transações bancárias pelo computador ou pelo celular, o cuidado deve ser redobrado.

Confiança

No mundo digital, em que as ameaças se multiplicam, dia a dia, é importante escolher uma empresa que tenha reconhecimento no setor e agilidade no suporte técnico em caso de problemas. Com os dados em risco, você pode perder dias de trabalho se o problema não for solucionado rapidamente.

Navegação

Mesmo que o computador ou o celular seja da empresa, é certo que tanto o proprietário como os colaboradores naveguem aleatoriamente pela rede, o que aumenta a chance de problemas. Alguns softwares oferecem o bloqueio, com restrição de conteúdo impróprio, em sites reconhecidamente inseguros.

Firewall

O dispositivo de firewall monitora o tráfego de rede de entrada ou saída e faz parte da linha de defesa dos dados. Ele define o bloqueio do tráfego de informações de acordo com um conjunto de regras de segurança. É imprescindível na proteção contra hackers e invasões online.

Rapidez

Boas marcas de antivírus para empresa permitem uma velocidade maior de funcionamento das ferramentas, que foram desenvolvidas com prioridade para o desempenho dos computadores. Normalmente as opções gratuitas costumam ser mais lentas, o que muitas vezes dificulta a navegação, se o seu processador não 

for dos mais rápidos.

Armazenamento

Outro ponto que deve ser levado em conta na escolha de um antivírus para empresa é o espaço destinado ao backup. Todas as informações importantes do seu negócio devem estar protegidas, já que em caso de problemas com vírus ou mesmo de uma invasão, é necessário que você tenha uma cópia de segurança. 

Bloqueio

Bons antivírus para empresas também costumam oferecer a opção de bloqueio do dispositivo em caso de perda ou roubo, além de apresentar a opção de localização. Não há nada mais desesperador do que perder um aparelho com todos os dados do seu negócio. Quem já passou por essa experiência vai se identificar rapidamente.

Sigilo

Os antivírus para empresa têm algumas proteções que vão além das mais comuns nas versões de pessoas físicas. Trazem benefícios em relação a dados de segurança, vendas e criptografia de dados importantes como CPF, RG, contratos e senhas de segurança. Também é imprescindível para quem faz transações online, seja de recebimento ou pagamento. Um site que não possua a segurança necessária na rede acaba afastando os clientes.

O Terra Antivírus Empresarial tem uma parceria com a McAfee, que está entre as mais reconhecidas do mundo no combate às ameaças online. Venha conhecer os nossos planos, feitos especialmente para o seu negócio. Nossos preços são bastante competitivos. 

Quer saber mais sobre o assunto? 

Saiba porque pagar por segurança digital pode ser um bom negócio.

FacebookTwitterLinkedin
Topo

Guia para usar as redes sociais no pequeno negócio

Saiba tudo sobre as principais redes sociais e comece a conquistar clientes pela internet já!

Enviando...

Ao enviar, você concorda em compartilhar suas informações com o Terra Empresas. Poderemos usá-las de acordo com nossa política de privacidade.