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Tudo o que você precisa saber sobre presença digital

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 12min leitura

04 de outubro de 2022

Tudo o que você precisa saber sobre presença digital

Com a digitalização das empresas, fortalecer a sua presença digital é importante e decisivo na hora de atrair clientes. Veja mais

O domínio da internet sobre os meios de comunicação tradicionais determinou que estar fora da web é estar fora do mercado. Marcar presença digital é, portanto, um importante mecanismo de fortalecimento da imagem para atrair e reter o público-alvo.

As pessoas passam muitas horas acessando conteúdos em redes sociais, sites e blogs, por isso, a importância de se manter presente nesse meio. Desenvolvemos este artigo para que você saiba:

  • O que é presença digital? 
  • Como ter uma presença digital? 
  • Quais são as ferramentas necessárias?
  • Transformação digital no Brasil;
  • Importância da presença digital;

Tenha uma ótima leitura!

O que é presença digital? 

Ao se tratar de um negócio, a presença digital é o modo como uma marca se posiciona e se comunica no ambiente virtual. Para isso, são usadas ferramentas e estratégias que garantem o alcance ao público-alvo com o objetivo de fidelização e venda.

A internet mudou a maneira de distribuir informação e, consequentemente, os hábitos de consumo também foram alterados. Logo, para estar próximo aos consumidores e chamar a atenção para o seu empreendimento, você precisa encontrá-los na web.

Dados apontam que grande parte da população mundial está conectada, sendo o Brasil o terceiro país que mais usa as redes sociais. É o que mostra o Relatório de Visão Geral Global Digital 2022, desenvolvido pela We Are Social, em parceria com a Hootsuite.

Por esse motivo, a presença digital é um mecanismo importante para fortalecer a imagem da marca e aumentar sua visibilidade no mercado. Com a digitalização, as empresas que não utilizarem esse espaço para atrair os consumidores perderão vantagem competitiva. Você não quer ficar de fora dessa, não é?

Como ter uma presença digital? 

Mulher mexendo no celular, com vários ícones de rede social conectados. Representa a presença digital

A presença digital se constrói a partir de diversos meios de comunicação online, desde que façam sentido para o seu negócio. Para definir ferramentas, ações e estratégias, o primeiro passo é identificar e conhecer o perfil do público online.

Também é fundamental entender como o seu público-alvo consome o conteúdo encontrado na web para alinhar aos objetivos da sua empresa. De acordo com o relatório citado, mais de 70% da população brasileira têm perfil em redes sociais com acesso diário.

Segundo o estudo, essas pessoas passam mais de 3 horas por dia conectadas, o que revela um público virtual importante para as estratégias de venda. Com base nisso, a construção da presença digital do seu negócio pode ser o diferencial que você precisa para atingir um número elevado de potenciais clientes.

Quais são as ferramentas para construir a presença digital da sua empresa?

O comércio virtual no Brasil cresceu cerca de 12,6% no primeiro trimestre de 2022, faturando mais de R$ 39,6 bilhões. Os dados são da Neotrust, especialista no monitoramento do desempenho de mais de 85% do e-commerce nacional. 

Esse é um número expressivo e animador para quem está se perguntando se vale a pena investir na presença digital. Não é só vantajoso, mas as empresas que saírem à frente terão mais chances de alcançarem os consumidores para apresentar sua marca.

Com ferramentas e estratégias certeiras, é possível atingir o público-alvo em cheio e abrir um importante espaço no comércio online. Como sugestão para ter uma presença digital forte e consolidada, você pode:

Construir um site

Independentemente do segmento ou tamanho da sua empresa, é fundamental ter um site. Uma página que indique claramente quais são os problemas que seu negócio está disposto a solucionar. 

Para não gerar dúvidas, certifique-se de que o site tenha leitura clara e uso intuitivo — garantindo, assim, usabilidade. Por isso, lembre-se também de transformar seu site em uma página responsiva, que se adapte às diferentes telas por onde o conteúdo será acessado.

Afinal, a última coisa que você quer é que seu cliente tenha uma experiência ruim navegando pelas páginas. Além disso, desde 2015, o Google — o maior buscador do mundo — deixou de mostrar páginas que não são responsiva nas buscas pelo celular. E, definitivamente, quem não é visto não é lembrado.

É fundamental ter um domínio — a famosa URL ou endereço — de fácil compreensão, simples de ser memorizado e, consequentemente, reproduzido. Assim, você garante a possibilidade de alguém encontrar a sua marca e, em momento oportuno, indicá-la a um potencial cliente ou, ainda, retornar ao endereço para concluir uma compra ou buscar por uma resposta.

Além disso, há algumas informações que devem ser incluídas sempre em seu portal. Nunca se esqueça de divulgar o endereço, telefone, e-mail para contato, perfis nas redes sociais e, claro, um setor em que estará descrita a empresa — que pode se chamar “Quem somos”, “Sobre” etc.

Para te ajudar, o Terra Empresas oferece o Construtor de Sites, que, além de deixar a página responsiva, disponibiliza layouts que destacam seus produtos da melhor forma possível.

Criar um blog

Homem em uma floricultura fortalecendo a presença digital do seu estabelecimento com um tablet

Depois de deixar claro o que a sua empresa faz, é chegado o momento de saber se você tem domínio sobre o produto ou serviço ofertado — ou seja, se tem autoridade.

Apesar de a aparência contar muito para a primeira impressão, é preciso convencer o cliente de que você é bom mesmo no que faz. Com ajuda de conteúdos que você mesmo pode criar dentro do seu blog, fale com o seu público e mostre seu diferencial. 

Produzindo conteúdo relacionado ao seu consumidor final, você vai ofertar respostas para dúvidas variadas que ele tem. Assim, é possível que você atraia clientes a partir de diferentes necessidades ou contextos.

A chave para atingir esse objetivo é divulgar informações relevantes para quem consome seu produto ou serviço. Dessa maneira, a busca no Google por temas relacionados ao seu mercado vai atrair pessoas para a sua página.

Desenvolver uma boa estratégia de marketing digital

Não importa o nicho em que seu empreendimento está inserido, é possível chegar aos clientes, parceiros ou investidores pela internet. Seja pelas redes sociais — como LinkedIn, Facebook, Twitter e Instagram — ou pelo tráfego ao portal da sua empresa pelo marketing de conteúdo.

Não pense, entretanto, que é só sair por aí publicando hashtags, fotos e imagens conceituais nas redes! É imprescindível desenvolver uma estratégia sólida de comunicação, pautada em um ou mais objetivos claros. Portanto, desenvolva um plano de marketing.

Compreender como os clientes atuam nas redes sociais é um passo importantíssimo para que tudo dê certo e o processo traga resultados reais. Somente assim, será possível criar uma conexão com diferentes consumidores ou parceiros: você deve entender o que eles buscam.

São objetivos alcançados a partir da presença digital:

  • Aumento de vendas;
  • Retenção de clientes;
  • Reposicionamento da marca;
  • Possibilidade de atendimento virtual aos clientes;
  • Contato direto com demandas do seu público;
  • Feedback constante sobre produtos ou serviços.

Transformação digital no Brasil 

Mulher pesquisando em um notebook sobre presença digital. Ela está em um ambiente aberto

A pandemia acelerou o processo de transformação digital no Brasil e no mundo, o que obrigou as empresas a repensarem seus negócios. Muitas se dividiram entre o físico e virtual, mas a maioria migrou de vez para a web.

Apesar de ter uma concorrência acirrada, o mercado virtual é amplo devido ao alcance de variados públicos, independentemente da localização. As barreiras geográficas já não são empecilho para fechar bons negócios, portanto, ganha quem souber explorar o ambiente online.

Mais de 87% dos consumidores brasileiros já fazem compras online. Desses, 71% usam as redes sociais com esse objetivo. É o que aponta a pesquisa Social Commerce, realizada pela Opinion Box, especialista em análise de mercado online. 

A transformação digital e a presença online caminham juntas, uma vez que agregam valor por meio das estratégias criadas para o negócio virtual. Afinal, não basta apenas ter bons produtos ou serviços, é preciso que a audiência se sinta atraída e queira saber mais.

Importância da presença digital 

Ter uma presença online consistente é mais do que produzir conteúdo e fazer sucesso nas redes sociais. É preciso compreender onde está o público e como se conectar a ele ou, ainda, despertar sua curiosidade.

Nesse ambiente, é essencial ter uma troca constante com os clientes. Alimentar a informação. Estar pronto para tirar dúvidas. Afinal, o consumidor atual é imediatista, gosta de pesquisar e obter respostas rápidas antes de efetuar a compra.

Depois de desenvolvido o plano estratégico de marketing, e tendo em mente seus potenciais clientes, parceiros e objetivos, é hora de colocar em prática. Esse processo é fundamental para cativar e provocar o público, acompanhando sua jornada até a decisão de compra.

O engajamento conquistado com estratégias digitais adequadas é um trunfo para a fidelização e retenção de novos clientes. O conjunto de ações diferenciadas na internet aliado a um atendimento personalizado farão seu público se sentir importante e valorizado.

A preferência por uma marca com presença digital marcante está associada ao que ela mostra e ainda mais a como ela age. Portanto, agora, com essas dicas, você está preparado para buscar soluções e garantir que seu negócio seja reconhecido também na web. 

Falando em soluções, se quiser conhecer o portfólio do Terra Empresas para alavancar o seu empreendimento, são muitos os produtos que podem beneficiar o seu negócio! Além disso, se quiser mais dicas e ideias de por onde começar, conheça o Blog Terra Empresas.

Até breve! 

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