Empreendedorismo feminino: quais são os principais desafios?

Descubra como recuperar clientes inativos
Clientes inativos: descubra como recuperar
8 de janeiro de 2020
Imposto de Renda 2020
Imposto de Renda 2020: quem é obrigado a declarar?
10 de março de 2020

Falar de empreendedorismo geralmente faz as pessoas pensarem em grandes empresas ou projetos revolucionários. No entanto, empreender vai além disso. Tudo aquilo que é capaz de identificar uma oportunidade e transformá-la em um negócio pode ser classificado como o ato de empreender. O empreendedorismo feminino surgiu dessa vertente empreendedora, mas cresceu e, atualmente, desperta a atenção do mercado para a liderança feminina.

Mas o que seria o empreendedorismo feminino?

O empreendedorismo feminino é um importante instrumento de transformação social, capaz de mudar a vida de uma mulher e das pessoas ao redor dela. Segundo um estudo feito pelo SEBRAE, de 2001 a 2011, o número de mulheres empreendedoras cresceu 21%, enquanto o de homens subiu apenas 9%. Esse dado mostra a tendência que o mercado está seguindo há algum tempo e pode ser uma ótima oportunidade para você, mulher, que está pensando em empreender. A seguir, conheça mais sobre empreendedorismo feminino e quais são os principais desafios das mulheres na hora de começar o seu negócio.

Qual é a importância do empreendedorismo feminino?

Você já parou pra pensar que há menos de 100 anos as mulheres não votavam e nem podiam estudar aqui no Brasil? Há pouco mais de 50 anos, mulheres casadas precisavam da autorização do marido para trabalhar. Tudo isso pode parecer uma realidade distante, mas nos dias atuais, boa parte das mulheres ainda recebem menos do que os homens.

O empreendedorismo feminino tem ajudado muitas mulheres a encontrarem uma forma de se sustentarem e, enfim, ocuparem espaços de liderança na sociedade. Segundo alguns estudos, boa parte dessas empreendedoras buscam o lucro para conseguirem uma satisfação pessoal: investindo seja nelas mesmas ou na educação familiar.

empreendedorismo feminino

Os principais desafios da mulher na hora de empreender

Lugar de mulher é…

As mulheres precisam mostrar diariamente à sociedade que o lugar dela é onde ela quiser. No mercado de trabalho, as empreendedoras ainda têm dificuldades para serem respeitadas, principalmente quando lidam diretamente com homens.

Confiança

O desafio anterior acaba refletindo nas questões relacionadas à autoconfiança das mulheres. Um empreendedor que tem medo de investir acaba se limitando. Já que as mulheres começaram a ter contato com o mundo dos negócios mais recentemente em relação aos homens, muitas delas ainda se sentem inseguras e despreparadas para tocar o negócio próprio.

Representatividade

Por ser um ambiente majoritariamente masculino, muitas mulheres ainda se sentem intimidadas na hora de fazer o importante networking. Afinal, por haver menos mulheres líderes no mercado, muitas ainda não têm uma inspiração para seguir ou buscar apoio na hora de tirar as dúvidas ou compartilhar experiências. Não tenha esse medo! 

O que o mercado está falando a respeito do empreendedorismo feminino?

Segundo dados do Censo da Educação Superior, as mulheres são a maioria em cursos brasileiros de graduação: 57%. Esse dado revela que elas estão cada vez mais em busca de se aperfeiçoarem em suas respectivas carreiras.

Dessa forma, a tendência é que o empreendedorismo feminino continue crescendo pelos próximos anos. Embora ainda haja um longo caminho para ser percorrido, a tendência é que ele fique menos tortuoso. O futuro, realmente, é feminino! 

Quer aproveitar o universo do empreendedorismo feminino e não sabe como? Confira os primeiros passos para empreender no blog do Terra Empresas! 

Terra Empresas

Escrito Por

Terra Empresas

O Terra Empresas traz soluções completas para você realizar negócios com os melhores produtos e serviços digitais

Anterior
Próximo
Deixe seu Comentário
Blog
Conheça nossos Produtos