Menu Terra Blog Empresas

Quais as profissões em alta para 2020?

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

24 de março de 2022

Quais as profissões em alta para 2020?

A pandemia do coronavírus acertou o mercado de trabalho em cheio. Neste momento, em que a crise dá sinais de estar longe de chegar ao seu fim, há quem tenha perdido o emprego, quem esteja experimentando novas funções em antigos trabalhos, e quem busca uma mudança de rota, na busca de se antecipar para o que vem por aí. Afinal, no meio dessa confusão toda, há profissões em alta naquele que talvez seja o ano mais imprevisível desta geração?

O publicitário Nizan Guanaes cunhou uma frase que virou título de livro: “Enquanto eles choram outros vendem lenços”. Segundo ele, “empreendedor é aquele que tira de onde não tem e põe onde não cabe”. São boas frases de efeito, mas a sua essência pode ser utilizada na vida profissional.

Em um período de mudanças, como o que estamos vivendo, ter foco e atenção às necessidades que se farão necessárias podem fazer muita diferença. Entre as profissões em alta para 2020, citamos algumas práticas e outras mais técnicas, que exigem estudo e aperfeiçoamento. Com crise ou sem crise, as nossas escolhas podem fazer toda a diferença no futuro que vem por aí.

Profissões em alta em 2020

  • Gestor de mídias sociais

A pandemia fez com que mesmo os negócios mais tradicionais passassem a ter um braço no comércio eletrônico. E em um mundo conectado como o atual, uma boa comunicação, com base numa gestão precisa das redes sociais, ganha uma importância adicional. Quem se preparar bem nesse setor tem um amplo espaço de crescimento para explorar. Além de dominar bem a técnica do funcionamento das redes, ter uma boa formação para a criar conteúdo pode fazer toda a diferença. Está entre as profissões em alta neste momento.

  • Atendimento ao cliente

Esta é uma área que exige habilidade e conhecimento. É outra das profissões em alta, que ganham relevância à medida em que os negócios à distância se expandem pela Internet. Quando um cliente tem um problema, seja com a demora na entrega ou com um produto que tenha sido enviado errado, ou chegue quebrado ao destino, a chance de ele amplificar esse problema na rede é grande. Para que isso não aconteça, um atendimento rápido, que traga as soluções desejadas é a única chance para minimizar o dano. Além das habilidades pessoais, um profissional de atendimento precisa ter bom treinamento.

  • Logística

As profissões relacionadas com a logística também têm ganhado relevância nos últimos anos. O profissional de logística é responsável por gerenciar materiais, produtos e recursos de uma empresa, alem de trabalhar na organização operacional. Ele administra o estoque, controla o armazenamento e gerencia a distribuição, entre outras atividades. Há demanda para aqueles que planejam toda essa operação, mas também para o chão da fábrica, como os auxiliares de logística. Esse é um setor determinante para as empresas e que passa por melhorias constantes. A atualização e o aprendizado nesse setor é essencial.

  • Entregadores

Uma das apostas para o pós pandemia é que uma parte significativa dos trabalhos que hoje são feitos dentro de escritórios passem a ser feitos em casa. Talvez essa seja a mudança mais visível no mundo do trabalho por conta da crise provocada pelo coronavírus. Com esse contingente trabalhando em casa, há uma tendência de crescimento no setor de entregas, seja de documentos, alimentação ou mesmo de comércio eletrônico. Com menos tempo nas ruas, a tendência é de que muitas das compras que eram feitas no caminho do trabalho passem a ser feitas de maneira online.

  • Planejador de investimentos

Em um momento em que a taxa de juros está em sua mínima histórica, com o patamar de 2,25% o ano alcançado em junho, a consultoria de investimentos também está entre as profissões em alta. O consultor orienta os clientes a decidir em que produtos aplicar os seus recursos, de acordo com a necessidade de cada um. Para isso, precisa direcionar as melhores estratégias para montar uma carteira para perfis diferentes de investidores. São necessários conhecimentos em investimentos, mercados de capital e financeiro e renda fixa, entre outros.

Deu vontade de fazer uma mudança de carreira ou se aperfeiçoar na que você escolheu? O Terra oferece mais de 1.000 cursos online para que você possa ganhar novos conhecimentos ou investir na sua profissão. 

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também