Saiba como criar um site de vendas

5 dicas para integrar o controle de estoque da loja virtual
5 dicas para integrar o controle de estoque da loja virtual
21 de agosto de 2019
Estratégias para escolher a melhor plataforma de e-commerce
Estratégias para escolher a melhor plataforma de e-commerce
25 de setembro de 2019

É provável que você já tenha comprado pela internet pelo menos uma vez. Se anos atrás boa parte da população tinha um grande receio de cair em um golpe e nunca mais ver o dinheiro, hoje, a praticidade e a segurança têm despertado maior confiança nas pessoas e aumentado, e muito, a venda por sites. Se você sentir interesse em abrir uma loja online da sua marca, mas ainda não tiver um e-commerce, não se preocupe, pois iremos ensinar como criar um site de vendas e divulgá-lo.

Como criar um site de vendas? Para quem vender? Planeje!

Se você já tiver uma loja física, ficará mais fácil entender que não dá para criar uma loja da noite para o dia. É importante e necessário haver um planejamento, uma lógica para que ela funcione.

A internet conta hoje com uma vasta opção de produtos, dessa forma, no caso das vendas, é bem provável que já exista uma concorrência e, consequentemente, um nicho.

O primeiro passo é decidir quem será o seu público — e melhor: existem compradores? Para isso, pesquise e se informe sobre o meio.

Para saber se o mercado está apto para receber seu serviço, use ferramentas — como o Google Trends, que informa o volume de busca por aquele produto em um determinado espaço de tempo — que sejam do seu interesse.

Repare na imagem a seguir. O termo “camisa de futebol” não é um produto que mantém uma venda/busca constante na internet. Se esse for o seu produto, por exemplo, é importante que você saiba que existirão períodos nos quais as vendas serão mais baixas — ao longo da temporada de futebol — e momentos nos quais elas serão mais altas — quando a camisa é lançada ou ao término da temporada, quando o preço dela costuma ficar menor. Dessa forma, se você abrir a sua loja no decorrer do campeonato, é bem provável que as principais vendas só aconteçam meses depois.

(Se você estiver em dúvida sobre como criar um site de vendas e qual produto será vendido, o Google Trends é uma plataforma gratuita e de fácil utilização que o auxiliará no entendimento do que está em alta no mercado. Imagem: Reprodução)

Escolhendo uma plataforma

Existem hoje os chamados construtores de sites. Eles são ferramentas que ajudam — como o próprio nome já diz — a construir o seu site. É importante procurar um modelo de site condizente com suas expectativas e necessidades.

Uma vez que você procura como criar um site de vendas, busque uma plataforma com as ferramentas necessárias para a sua loja virtual.

No processo de como criar um site de vendas, é preciso que sua loja virtual seja simples e de fácil navegação. Um ponto importante que precisa ser levado em conta é que o seu e-commerce deve ser responsivo, ou seja, ter portabilidade tanto para computadores quanto para celulares para que o cliente possa realizar a compra por meio dos dois.

Procure saber se a plataforma que você escolheu oferece essa portabilidade (além de outras muito importantes para a construção de uma loja virtual, como calcular o frete e um sistema de pagamento confiável e prático).

Comprando um domínio

Um dos pontos mais importantes sobre como criar um site de vendas é o domínio. A partir do momento em que você tem um domínio para o seu site, está autorizado a registrar extensões no nome, como .com.br., .com, .net — em vez de um monte de números e nomes que não dão a devida credibilidade na hora de divulgar a sua empresa.

As licenças de domínio devem oferecer suporte técnico, controle da administração do seu site e um ano de validade. É importante trabalhar com uma empresa que ofereça, além do domínio, segurança e suporte.

Segurança

Por falar em segurança, ela não está direcionada apenas para você. O seu cliente também precisa sentir-se seguro ao entrar no seu site, pois ele também poderá ser alvo de hackers e malwares.

(Sites e blogs online podem ser alvo de hackers 24 horas por dia. É importante que você invista na segurança do seu e-commerce. Imagem: Ingimage)

Como criar um site de vendas com segurança? Opte por usar serviços que auxiliam na segurança do seu site. Lembre-se de que, se você for alvo de ataques online, os seus clientes não se sentirão seguros para comprar nele.

Para garantir segurança, o Terra Empresas oferece dois serviços: confira nosso antivírus para diversos dispositivos e sistema de backup de dados.

Saiba mostrar os seus produtos

Como criar um site vendas que passe confiança aos clientes? Saiba mostrar a sua mercadoria. É importante que ao expor o produto você saiba captar imagens boas, que passem uma ideia de qualidade e autenticidade do serviço.

Uma dica que muitos sites vêm usando ultimamente é a utilização de vídeos para apresentar o produto. Claramente isso dará mais trabalho, tanto para a produção do conteúdo quanto para colocá-lo no site, mas os clientes sentirão muito mais confiança na hora de comprar o produto, pois terão uma noção do tamanho e da qualidade dele. Não se esqueça da qualidade do vídeo!

Tenha um ótimo atendimento

Você com certeza já deixou de comprar em um lugar por conta do péssimo atendimento. Ninguém gosta de ser maltratado, e isso também se estende para lojas online. Como criar um site de vendas com uma boa relação com os clientes? Invista em atendentes que saibam trabalhar com pessoas e valorizem a importância de um atendimento rápido e eficiente. Lojas que demoram para responder costumam ter pouca confiança dos compradores.

Marketing

Se a loja for virtual, o marketing será digital. Se o seu conhecimento sobre marketing digital for escasso e você precisar de dicas sobre como produzir o seu conteúdo, o ideal é contratar um profissional da área.

O marketing digital engloba tudo sobre marketing de conteúdo, SEO e redes sociais. Todos os três serão essenciais para sua loja, principalmente se ela estiver engatinhando, pois o marketing digital ajuda a alcançar mais pessoas e também a fidelizar clientes.

O Terra Empresas pode te ajudar a dar um passo nas vendas online. Confira como criar um site de vendas com nosso construtor de sites!

Terra Empresas

Escrito Por

Terra Empresas

O Terra Empresas traz soluções completas para você realizar negócios com os melhores produtos e serviços digitais

Deixe seu Comentário
Blog