Melhore suas vendas: saiba como vender pelo Instagram

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Você já deve ter (ou pelo menos já ouviu falar sobre) o Instagram. A rede social voltada para a publicação de fotos foi fundada em 2010 e soma, hoje, mais de um bilhão de usuários ativos no mundo todo. Segundo dados da empresa publicados em 2018, o Brasil é o segundo país com mais contas ativas, atrás apenas dos Estados Unidos. E é por isso que a rede social vem sendo tão usada por empresários que querem melhorar as vendas de suas lojas, sejam elas virtuais ou não. Se você ainda não tem familiaridade com a plataforma, entenda como vender pelo Instagram.

Saiba como vender pelo Instagram

Tem zero afinidade com redes sociais? O primeiro passo é instalar o Instagram. Ele está disponível tanto para Android quanto para iOS. Na hora de fazer o cadastro, se a sua empresa já tiver uma página no Facebook, é interessante usá-la (sincronizar os dados), pois isso cria uma identidade para a marca e facilita a identificação pelos clientes.

Bio

Também chamada de descrição, a bio é muito importante para a sua empresa no Instagram, pois tem o único campo de escrita no qual você pode colocar um link externo e clicável. Dessa forma, use a descrição para deixar o link do site da sua loja e descreva sua marca de maneira simples e direta.

Na bio, também está o espaço da foto. Para ajudar na identificação, coloque como foto de perfil a logo — ou algo que remeta à sua marca.

(Contas verificadas passam credibilidade para os seus compradores. Para obter essa opção, vá em configurações, depois em conta e selecione a opção solicitar verificação. Imagem: Reprodução)

Perfil comercial

Qualquer conta no Instagram pode se cadastrar como um perfil comercial. É importante que você use essa opção, pois ela possibilita que você saiba quantas pessoas viram os seus posts, as chamadas “métricas”. Além disso, estarão disponíveis para você: a média de seguidores que acessaram o seu perfil, o número de usuários que acessaram o link da bio, o gênero e a idade dos seus seguidores e outros dados mais, os quais permitirão que você saiba como o seu púbico está reagindo às suas publicações.

Para ativar a função “perfil comercial”, procure “opções” e clique em “Alternar para o perfil comercial”.

Agora é só postar

Com o perfil pronto no Instagram, você já pode começar a postar os seus produtos. Existem dicas para você bombar na hora de atualizar as fotos do seu perfil comercial.

Instagram Shopping

Como explicado anteriormente, o Instagram não permite que os seus usuários saiam colocando links para direcionar as pessoas para diferentes sites. Essa opção está disponível apenas na bio do usuário. No entanto, existem ferramentas para facilitar a vida — tanto a de quem quer saber como vender pelo Instagram como a de quem quer comprar; uma delas é o Instagram Shopping.

(O Instagram Shopping é uma ferramenta que facilita a vida do comprador, pois ele não precisará ir até o perfil da sua loja para entrar no site e procurar novamente o produto. Imagem: Reprodução)

Outras ferramentas para ajudá-lo a vender no Instagram

O Instagram Shopping é uma ferramenta importante para você entender como vender pelo Instagram, embora o próprio aplicativo conte com instrumentos mais rápidos, que também podem alavancar o seu negócio.

Hashtags

Se você ainda chamar a # de “jogo da velha”, pode parar. O nome “hashtag” se tornou supercomum — e hoje ela é uma ferramenta importante de busca. Use-a de maneira moderada nas postagens (ou seja, nada de 50 hashtags); ela deve vir no fim da legenda da foto. Procure hashtags que tenham a ver com o produto ofertado.

Uma dica para você saber o que colocar é clicar em uma hashtag referente ao seu produto e analisar — cuidadosamente — quais os seus concorrentes estão usando (e adotá-las também). Mas cuidado! Não atribua uma hashtag aleatória, pois ela atrairá pessoas que não estão interessadas no seu produto.

Story

Tendência mundial desde a sua adoção no Instagram —use sempre que puder os stories. Como são postagens que vão sumir dentro de 24h, os stories são perfeitos para mostrar uma promoção com tempo limitado. E, claro, as promoções são sempre importantes.

Interaja

Seja aquele perfil que conversa; mostre que existe uma pessoa ali. Embora isso não seja um critério de segurança (afinal um ladrão também pode responder pelo Instagram), estudos mostram que as pessoas se sentem mais seguras na hora de comprar em lojas que interagem com seus compradores. Por isso, sempre reserve um tempo para responder aos comentários; confira também as mensagens do direct.

A internet é uma maneira muito eficiente para aumentar as suas vendas. Agora que você já sabe como vender pelo Instagram, confira mais dicas sobre vendas online com o Terra Empresas e continue aprendendo!

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