Menu Terra Blog Empresas

Entenda o que é segurança digital e como implementá-la em seu negócio

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 7min leitura

05 de julho de 2022

Entenda o que é segurança digital e como implementá-la em seu negócio

À medida que a tecnologia traz novos recursos, mais importante se torna a segurança digital. Afinal, fraudes e golpes acontecem com frequência. Por isso, todo cuidado é pouco, até porque dados importantes podem ser facilmente vazados na internet.

Contudo, as mesmas ferramentas que aumentam a produção, otimizam as vendas e facilitam as comunicações, também representam vulnerabilidades a serem exploradas por cibercriminosos.

Portanto, para esclarecer melhor sobre a segurança nos ambientes virtuais, elaboramos este conteúdo. Então, boa leitura!

Pessoa mexendo em computador com o escrito Antivírus Software na tela. Representa segurança digital

O que é segurança digital?

Primeiramente, é preciso diferenciar a segurança digital, a segurança da informação e a cibersegurança. Apesar de serem termos que representam conceitos parecidos, eles possuem aplicações diferentes.

Segurança da informação é uma área referente à proteção dos dados de uma empresa contra roubos e acessos não permitidos. Ou seja, procura aperfeiçoar soluções para manter a integridade dos dispositivos digitais.

Já a cibersegurança é mais abrangente, pois engloba qualquer coisa relacionada aos riscos de utilização da tecnologia da informação.

Nesse universo, a segurança digital é o conjunto de ferramentas pelas quais as empresas protegem as informações tanto ao negócio quanto aos colaboradores e clientes. 

Portanto, essa proteção deve ser ampla, abrangendo:

  • Servidores;
  • Dispositivos de armazenamento de dados;
  • Ativos digitais;
  • Perfis de redes sociais;
  • Sites;
  • Softwares.

Como funciona a segurança digital?

Funciona como um escudo, ou uma rede de proteção. Ou seja, além de proteger, identifica e neutraliza ameaças à confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados de um negócio.

Para isso, age em diferentes âmbitos, atuando para proteger pessoas, tecnologias e processos:

  • Pessoas: trata de garantir princípios básicos, como criação e proteção de senhas e informação sobre links, anexos de e-mail e outras ameaças comuns;
  • Tecnologias: utilizam soluções como firewalls, antivírus, filtragem DNS e outras medidas de segurança de dados empresariais;
  • Processos: fornecem proteção contra os ataques cibernéticos, com uma estrutura voltada para detecção e neutralização de ameaças.

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, é preciso destacar que são vários os tipos de ameaças. Então, a seguir, vamos entender mais sobre o tema:

Tela com escrito malware. Representa a importância da segurança digital

Phishing

Consiste no envio de e-mails falsos com o intuito de enganar as pessoas. Dessa forma, quem clica, compartilha informações pessoais, como senhas. É o mais comum dos ataques virtuais.

Ransomware

São softwares maliciosos com os quais os criminosos “sequestram” dados e pedem resgate. Além disso, caso a vítima se recuse a pagar, eles ameaçam expor as informações roubadas.

Spyware

Softwares “espiões”, usados para monitorar a atividade dos computadores infectados sem o conhecimento e permissão dos usuários.

Vírus

Softwares que, após inseridos, causam vários problemas ao equipamento infectado. Ou seja, desde uma simples lentidão no sistema até corromper e destruir arquivos.

Engenharia social

É uma modalidade de crime virtual na qual os criminosos induzem a vítima, por meio de manipulação psicológica, a infectar seu próprio equipamento, abrir links nocivos e instalar arquivos maliciosos.

De acordo com a consultoria Accenture, os ataques cibernéticos a empresas em 2021 cresceram 31% em relação a 2020.

Pessoa mexendo no computador com vários símbolos com cadeado. Representa segurança digital

Quais são os tipos de segurança digital?

Então, os principais tipos a serem mencionados são:

1. Criptografia

Torna indecifráveis dados que seriam legíveis para indivíduos e organizações mal-intencionados.

2. Controle de acesso

Tem a função de proteger sistemas, programas e dados das tentativas de acesso não autorizado. Ou seja, de pessoas ou programas desconhecidos.

 3. Filtros antispam

Gerenciam a caixa de entrada das empresas e clientes. Dessa forma, impedem que e-mails sejam usados para instalação de malwares e vírus.

4. Certificado digital

Melhoram as transações e comunicações eletrônicas. Ou seja, oferecem mais integridade e autenticidade às informações em circulação nos ambientes digitais.

5. Segurança lógica e física

São recursos necessários na hora de analisar, combater e neutralizar diversos tipos de ameaças.

Dessa forma, a segurança lógica lida com ameaças virtuais, por exemplo:

  • Malwares;
  • Vírus;
  • Atualização falsa de sistemas;
  • Acessos não autorizados. 

Já a segurança física vai cuidar de incidentes, por exemplo: 

  • Quedas de energia;
  • Acesso físico de pessoas não autorizadas;
  • Incidentes ambientais, como incêndios e desabamentos.
Pessoa mexendo no celular. Há uma ilustração de tela de login em cima. Representa segurança digital

Como garantir a segurança digital do seu negócio?

É fundamental para qualquer empresa, independentemente do porte ou setor de atuação, garantir a segurança de dados.

Portanto, essa política deve ser abrangente, com capacidade para identificar e neutralizar qualquer tipo de ameaça cibernética. Então, a seguir, confira algumas dicas:

1. Instale antivírus eficientes

Essa ação impedirá que ameaças se instalem, roubem ou destruam informações do seu negócio.

2. Tenha políticas consistentes de backup

Em caso de ataque ou falha, o procedimento de backup permitirá que a empresa retome o funcionamento no menor tempo possível. 

3. Utilize autenticação em dois fatores

Aumenta a segurança, ao exigir que o usuário acesse mais de um dispositivo para efetivar seu login.

Além disso, várias outras são eficientes, por exemplo:

  • Monitorar a estrutura de TI da empresa;
  • Implementar segmentação de rede;
  • Usar adequadamente a computação em nuvem.

Como garantir a segurança digital para seus clientes?

O empreendimento tem, portanto, o dever de garantir a segurança digital do cliente. Até porque, isso é uma determinação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Além das medidas já citadas, você pode ajudar seus clientes com campanhas educativas que incentivem a segurança digital. Por exemplo, ensinando sobre a importância de terem senhas fortes ou o cuidado de nunca acessarem e-mails ou links desconhecidos. 

Agora que você sabe melhor o que é segurança digital, pode decidir as melhores formas de garantir a integridade dos dados e transações para sua empresa e clientes.

Dessa forma, você mantém clientes e colaboradores afastados de ameaças cibernéticas e aumenta a confiança no seu negócio e serviços.

Então, até a próxima!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também