Menu Terra Blog Empresas

O que é servidor de e-mail e qual é a melhor opção?

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 5min leitura

13 de junho de 2022

O que é servidor de e-mail e qual é a melhor opção?

Em tempos de redes sociais, o e-mail segue com papel fundamental no mercado. Sua importância se estende da comunicação interna ao contato com parceiros, fornecedores e clientes. No entanto, mesmo com seu grande valor para diversas atividades, você sabe o que é servidor de e-mail?

Se a resposta foi negativa, você faz parte de grande parte dos usuários. Mas não se preocupe, pois, no post a seguir, você vai entender melhor o que é servidor de e-mail e conhecer também a melhor opção para escolher. Vamos lá?!

O que é um servidor de e-mail?

O servidor de e-mail exerce a função de receber as mensagens destinadas à sua empresa e encaminhá-las a um dos destinatários. Ele também permite o controle da segurança e impede que outras pessoas tenham acesso à seus e-mail e documentos.

servidor de e-mail
Escolher o servidor de e-mail correto é fundamental para os fluxos interno e externo de sua empresa. Imagem: Unsplash

Agora, é preciso saber que há mais de um tipo de servidor de e-mail. É importante conhecê-los para não errar no momento de escolher a melhor opção para seu negócio, já que, por meio de do e-mail, você poderá ter inúmeros benefícios, e até mesmo aumentar as vendas.

Quais os tipos de servidores?

Basicamente, podemos falar sobre quatro tipos diferentes de servidores para e-mail, cada um com seu diferencial que consiga atender as necessidades de diferentes perfis de empreendedores. 

Servidor de e-mail gratuito

Um pouco limitado, é o tipo de serviço oferecido pela Microsoft (Outlook) e pelo Google (Gmail), por exemplo. Não é o melhor servidor de e-mail profissional, sendo indicado para fins domésticos, e não empresariais. Alguns dos motivos para não utilizar um e-mail gratuito são:

  • falta de identidade: o cliente/fornecedor não sentirá credibilidade se o seu e-mail se parecer com um e-mail pessoal;
  • não há gerenciamento: não é possível que mais de uma pessoa gerencie o e-mail, o que pode ser uma dor de cabeça;
  • pouca segurança: um e-mail gratuito está sempre sendo espionado (com tantas propagandas que são mostradas ao usuário);
  • sem garantia: se o e-mail ficar fora do ar, a sua empresa também sofrerá com isso.

Servidor de e-mail de provedores de hospedagem e Onpremise

O servidor de e-mail de provedores de hospedagem é oferecido por provedores. Já o Onpremise, é hospedado na empresa ou hosted (Onpremise), e permite o funcionamento no próprio datacenter da empresa ou de terceiros.

É possível ter total controle do e-mail profissional no servidor de e-mail Onpremise. Entretanto, seus valores são um pouco altos, e os custos serão para obter os melhores serviços, como renovação de licenças e mais de um servidor, caso queira ter alta disponibilidade.

Servidor de e-mail empresarial na nuvem

servidor de e-mail
Se você quiser passar credibilidade aos clientes e fornecedores, esqueça o e-mail gratuito e invista em um e-mail profissional. Imagem: Unsplash

Recentemente, o modelo na nuvem tem se tornado o melhor servidor de e-mail. Nessa opção, os fabricantes oferecem vários recursos, com segurança e custos acessíveis para a empresa. Seus benefícios não param por aí:

  • disponibilidade: com quase 100% de disponibilidade, não haverá paradas indesejáveis no e-mail;
  • acesso em qualquer lugar: não importa onde você está ou qual dispositivo usa, é possível acessar o e-mail em qualquer lugar do mundo;
  • avançados recursos de colaboração: além do próprio e-mail profissional, há serviços que irão contribuir com a produtividade e rotina do trabalho de sua empresa;
  • rede corporativa integrada: permite a integração do ambiente de e-mail com a sua rede corporativa.

Agora você já sabe a importância de um bom servidor de e-mail para sua empresa. Se estiver à procura de um e-mail profissional seguro, acessível e com excelente disponibilidade, conheça o Terra E-mail Profissional do Terra Empresas. Este servidor oferece uma caixa principal de 20 GB e caixas adicionais de 5 GB, além de outros benefícios para dar maior credibilidade à sua empresa. 

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe com outros empreendedores para ajudá-los a escolher o melhor!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também