Site profissional: como posicionar sua pequena empresa nos primeiros resultados do Google
publicado por Terra Empresas
6min leitura
13 de junho de 2022
Estar com o site profissional bem posicionado em mecanismos de busca – o Google é o mais poderoso deles – está, ou deveria estar, entre as principais preocupações de qualquer empresa, das maiores até os negócios locais.
É ali que a grande maioria dos usuários vai buscar informações sobre um produto ou serviço. Ou seja: essa presença faz com que a visibilidade da sua empresa aumente, inclusive em relação aos seus concorrentes diretos. Resumindo, pode ser a diferença para a chegada, ou não, de um novo cliente.
Pesquisas internas do Google apontam que mais de 90% dos usuários não passam da primeira página do buscador. Ou seja, se você não aparecer ali, vai continuar praticamente invisível para a maioria dos internautas.
Para quem não está muito familiarizado com o assunto, a pergunta básica é: e como é que se faz para aparecer na primeira página do buscador?
Não há uma receita pronta, mas algumas dicas podem encurtar o caminho. Separamos aqui seis delas para que você possa chegar até lá.
1) SEO
SEO é uma siga em inglês para “Search Engine Optimization”, algo como “Otimização para Mecanismos de Busca”, em português. Apesar do nome “pomposo”, nada mais é do que um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Ou seja, seu objetivo é aumentar o tráfego orgânico (espontâneo), garantindo assim mais visibilidade para as páginas do seu site profissional. Para chegar a esse resultado, é necessário o uso de palavras-chave que identifiquem e diferenciem o seu conteúdo. O uso de imagens, títulos e links amigáveis também colabora para melhores resultados.
2) Conteúdos de qualidade
O Google também leva em conta, de maneira decisiva, os bons conteúdos. Uma forma de mensurar isso é a permanência dos usuários por mais tempo na página. Textos de interesse público e feitos sob medida para o seu negócio, diferenciando-se de conteúdos repetidos, que podem ser encontrados em qualquer lugar, vão ajudar nos resultados. O tamanho do conteúdo também é importante. Como o Google procura textos mais completos, que ajudam a esclarecer as dúvidas dos leitores, acredita-se que, em média, páginas com cerca de 2.500 palavras aparecem com um ranqueamento melhor. Ainda que esta não seja uma regra absoluta.
3) Links patrocinados
Uma forma mais rápida para se chegar a um local de destaque no Google está na compra de links patrocinados. Por meio do Google Ads é possível segmentar a aparição por meio das palavras-chave mais adequadas ao seu negócio. O serviço é pago por clique. Assim você carrega a conta com o valor que está disposto a pagar por um dia, por exemplo, e a sua exposição na primeira página vai expirar quando esse valor for totalmente debitado, dependendo da quantidade de acessos. Uma das técnicas utilizadas é investir em palavras-chave que tenham pouca concorrência, mas que sejam significativas para o seu negócio.
4) Ter páginas nas redes sociais
Páginas com conteúdos relevantes no Facebook, Instagram e Twitter também devem ser levadas em conta para o ranqueamento, já que os compartilhamentos de conteúdo nas redes sociais são levados em conta para um bom posicionamento. Uma boa dica é adicionar os botões de compartilhamento no seu próprio site. Aqui também vale a máxima do bom conteúdo. Afinal, ninguém vai compartilhar algo que seja de má qualidade.
5) Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e fácil de usar. Ela possibilita que empresas e organizações gerenciem a presença online no Google, inclusive na pesquisa e no Maps. Ao verificar e editar as informações comerciais, você ajuda os clientes a encontrar sua empresa. As companhias que confirmam as informações com o Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores, de acordo com o próprio Google.
6) Dados protegidos
A segurança do usuário também é levada em conta para melhorar o ranqueamento no Google. Para isso, é feita uma análise considerando se as páginas estão protegidas, ou seja, se a sua página é https. Esse tipo de página criptografa as informações fornecidas pelos usuários. Para quem trabalha com vendas em site, ter uma página protegida é essencial, pois quando isso não acontece, o próprio Chrome, do Google, faz o alerta. E ninguém vai querer utilizar uma página insegura para fechar uma compra.
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