Menu Terra Blog Empresas

Descubra como criar um site de vendas e por que investir

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 14min leitura

Descubra como criar um site de vendas e por que investir

Quem está começando a empreender ou quer migrar o seu comércio para o ambiente online deve ter em mente como criar um site de vendas. Afinal, esse é um dos principais recursos para uma estratégia de presença digital.

Por meio de um site de vendas, é possível aumentar o faturamento da sua loja e ainda integrar recursos para fidelizar mais os seus clientes.

Investir em um site pronto, por exemplo, é uma decisão inteligente para quem quer ter um comércio eletrônico profissional sem precisar gastar muito para isso.

Para ajudar você a entender melhor como criar um site de vendas, preparamos este conteúdo especial sobre o assunto. Neste artigo, vamos tratar sobre:

  • O que caracteriza um site de vendas?
  • É difícil criar uma página de vendas?
  • Como criar do zero?
  • O que é um site pronto? 
  • Por que investir?
  • Como o Terra Empresas pode ajudar? 

Então, vamos lá?

site pronto

O que caracteriza um site de vendas?

O e-commerce no Brasil apresentou uma nova alta, com mais de R$ 53 bilhões de faturamento no primeiro trimestre de 2021, segundo dados divulgados pela pesquisa Webshoppers.

Esse resultado é reflexo da mudança de comportamento do cliente e das novas gerações que estão chegando ao mercado. Além disso, o avanço de novas tecnologias móveis, como smartphones e tablets, e de soluções em conectividade, como a tecnologia 5G, estimulam a mobilidade.

As pessoas estão cada vez mais conectadas e usam diversos recursos digitais para facilitarem o seu dia a dia. Quando o assunto é compras, o site de vendas é um dos principais locais virtuais para os clientes. 

Há outras alternativas, como um marketplace ou redes sociais. Mas, o ideal é que essas ações sejam usadas de maneira conjunta, integradas e complementares. Nesse contexto, o site de vendas deve ser destaque na sua estratégia.

Isso acontece porque ele deve ser um canal profissional e exclusivo do seu negócio, em que é possível reforçar o seu posicionamento de marca de maneira sólida e eficaz. Assim, os principais elementos de um site de vendas são:

  • Domínio próprio personalizado;
  • Hospedagem;
  • Identidade visual da sua marca;
  • Disponibilidade 24/7;
  • Integração com outros canais;
  • Centralização da gestão. 

Então, essa é uma ferramenta poderosa para quem quer vender pela internet. Além dessas qualidades, vale destacar que ter uma loja virtual própria ajuda também a melhorar a relação entre retorno e investimento em marketing do seu negócio. 

Afinal, um site pronto otimizado para motores de busca e dispositivos móveis tende a ter um ótimo tráfego orgânico.

site pronto

 É difícil criar um site de vendas?

Um dos pontos que mais pesam quando um empreendedor busca entender como criar um site de vendas é identificar o grau de dificuldade desse processo. 

Então, isso depende de qual estratégia o seu negócio vai adotar. Para fazer isso, é fundamental realizar um estudo e montar um planejamento.

O fato é que um bom site de vendas é aquele que atende aos critérios de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca). 

Além disso, ele deve oferecer uma ótima experiência de navegação para o usuário. Para montar uma loja virtual com essas qualidades, é necessário ter conhecimento em linguagem de programação e design digital.

Então, se você não tem formação nessas áreas, o seu grau de dificuldade em fazer isso seria grande, com alto risco de ainda não atender aos critérios de maneira adequada. Isso se refletiria em perda de tempo e de investimento.

Nesse sentido, a alternativa é contratar profissionais para desenvolver o seu site profissional. No entanto, para pequenos e médios empreendedores, ter um especialista exclusivo pode sair bem caro e não caber no seu orçamento disponível. 

Mas, há alternativas de soluções que tornam esse processo mais fácil e econômico. Um site pronto, por exemplo, é um caminho interessante para quem busca ter uma loja virtual personalizada, com menor esforço e baixo custo.

site pronto

Como criar um site de vendas do zero?

Segundo a sétima edição da pesquisa NeoTrust, de 2021, o ticket médio do comércio eletrônico foi de R$ 447,90. 

É claro que esse valor varia de acordo com o segmento e o porte do negócio, mas já é um bom dado para entender o quanto é interessante investir em estratégias digitais para vender mais.

Para criar um site de vendas do zero, é preciso que você invista tempo no seu projeto. Nesse sentido, é fundamental ter um planejamento estratégico. 

A partir daí, será possível ter um direcionamento claro do que você quer para o seu negócio e como fazer isso. Para tanto, listamos a seguir algumas dicas para acertar nesse processo:

  • Tenha metas de negócios;
  • Monte uma identidade de marca;
  • Faça benchmarking;
  • Defina um orçamento realista;
  • Seja guiado a dados;
  • Redobre a atenção na hora de contratar o serviço.

Um destaque vale ser dado para o último ponto: a escolha do fornecedor do produto/solução é fundamental para o alcance das metas da sua loja virtual. 

Além de entender como criar um site de vendas, é essencial saber como fazer a seleção e gestão de fornecedores.

Eles são parceiros do seu negócio, e uma má escolha pode gerar prejuízos para você. Dessa forma, avalie as funcionalidades oferecidas e, principalmente, a disponibilidade de atendimento. 

Você deve contar com canal aberto com o fornecedor para resolver o que for preciso.

site pronto

O que é um site pronto?

Até aqui, você já viu como criar uma página de vendas e descobriu que um site pronto é uma ótima alternativa, principalmente para pequenos e médios empreendedores. Mas, o que, de fato, é essa ferramenta?

Muitos empresários ainda acreditam que ter um site é algo extremamente caro em relação ao retorno que ele pode trazer para o negócio. No entanto, um trabalho bem elaborado pode ser montado com pouco dinheiro e ter resultados surpreendentes.

Esse recurso une as qualidades de produto e serviço em uma mesma solução. Dessa forma, você consegue contratar um e-commerce já com o desenvolvimento de design. Então, é possível ter uma página profissional para o seu negócio.

Por que investir em um site pronto?

Um site pronto é uma solução interessante para quem quer conquistar melhores resultados com baixo investimento. Por ser feito por especialistas no assunto, o seu negócio terá páginas de alta qualidade que, com certeza, ajudarão a converter mais vendas.

Além disso, é interessante destacar que o serviço também contribui para que o pequeno e médio empreendedor direcione sua energia no objetivo-fim do negócio. 

Isso é um ponto extremamente positivo, porque é uma boa conduta de gestão: descentralização de tarefas para aumentar a velocidade das entregas e a qualidade delas.

Outro aspecto que deve estar em evidência é que o site pronto permite a conquista desses dois pontos, sem ser necessário um custo alto para tanto. Em vez de contratar um profissional para isso, está contratando a solução de uma empresa que atende em larga escala, o que barateia o valor do serviço.

site pronto

Como o Terra Empresas pode ajudar?

Com certeza, você conhece o portal de notícias Terra, não é verdade? Referência em posicionamento digital, agora, a marca também leva o seu conhecimento sobre o assunto para pequenos e médios empreendedores, por meio do Terra Empresas.

Já pensou na estratégia de como criar um site de vendas atrativo? Com o Site Pronto do Terra Empresas, é possível conquistar isso de maneira rápida e sem precisar gastar muito. Com o material em mãos, nossos especialistas montam o seu site sem complicação. Veja o passo a passo:

1) Envio do material

É preciso realizar a contratação do serviço no site do Terra Empresas e, em seguida, enviar o material do seu projeto. 

Você vai receber um e-mail de confirmação da sua solicitação, com orientações de como o seu projeto deve ser enviado para a nossa equipe.

Para que essa etapa ganhe mais velocidade e assertividade, certifique-se que a sua documentação está com linguagem clara e detalhada. 

Isso é chamado de briefing de conteúdo. Assim, escreva as suas expectativas e onde o seu negócio quer chegar. Envie exemplos de imagens e as cores da sua marca.

2) Apresentação do layout

Após o envio do briefing de conteúdo, em até 10 dias úteis a nossa equipe vai retornar já com o layout do seu site pronto. 

Essa entrega é feita em cima das informações compartilhadas com nossos especialistas. Por isso, é fundamental que você tenha um projeto bem definido. Uma dica é dar uma olhada em modelos de briefing e de sites para usar como referência.

3) Ajustes

Sabemos que mesmo com o máximo de planejamento, pode ser que mudanças ocorram na hora da visualização da aplicação da proposta na prática.

Por isso, após a entrega, há abertura para que ajustes sejam realizados. Caso haja pontos para serem otimizados, esse é o momento certo.

site pronto

4) Aprovação

Se não houver qualquer alteração a ser feita, basta confirmar a aprovação da versão entregue. 

Mas, se for necessário ajustes, os especialistas têm até 10 dias para entregarem a segunda versão do seu projeto de site pronto. 

Depois disso será agendada uma videoconferência para apresentar o resultado e pedir a aprovação final.

5) Publicação

O Terra Empresas também realiza a publicação do seu site. Para tanto, é preciso escolher um domínio para ele, ou seja, escolher o endereço do site. Por meio da “Central do assinante”, é possível fazer isso de forma rápida e descomplicada.

Lembre-se de que o endereço do seu site é o nome pelo qual os clientes vão pesquisar pela sua loja. Por isso, é fundamental que seja o mesmo da sua marca e sem símbolos.

Além disso, vale que você faça uma pesquisa de domínios disponíveis, porque pode acontecer de que o nome que você pensou já esteja sendo utilizado por outro negócio.

6) SEO e divulgação

Fazemos a integração do seu site com o Google SEO, Facebook Pixel e Instagram Shop. Esses recursos são fundamentais para potencializar os resultados da sua loja virtual. 

A soma dessas funcionalidades permite transformar as suas vendas, sem ser necessário investir muito para isso.

Nessa etapa, é possível conversar sobre estratégias de marketing e como divulgar melhor o seu negócio. Aproveite esse momento para trocar figurinhas com profissionais experientes e que são referência em posicionamento digital de pequenas e médias empresas.

Conclusão

O número de empresas que migraram para a internet aumentou mais de 200% nos últimos dois anos. Além disso, as PMEs apresentaram um aumento de 4,5% nas vendas totais até agosto de 2021, comparando com o ano anterior, segundo dados do relatório Recovery Insights: Small Business Reset.

Nesse sentido, investir em uma estratégia digital é uma boa decisão para melhorar as vendas do seu negócio. Portanto, ao longo deste artigo, apresentamos o que você deve fazer para conseguir isso. 

Vimos como criar um site de vendas de alta performance com o Terra Empresas e por que essa é a solução ideal para o seu negócio. Então, se você achou interessante e quer saber mais, acesse o nosso site

Até a próxima!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também