Menu Terra Blog Empresas

Site pronto: descubra, em 6 passos, como criar o ideal para seu negócio

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 15min leitura

18 de abril de 2022

Site pronto: descubra, em 6 passos, como criar o ideal para seu negócio

Depois de tirar os planos do papel e colocar uma empresa para funcionar, um passo importante é fazer com que ela tenha presença digital. Uma dúvida recorrente é a de como criar um site que seja atrativo e, ao mesmo tempo, acessível ao público-alvo do negócio. Uma opção interessante é investir em um site pronto.

Isso é válido, já que é preciso ter em mente que um site profissional está entre as ferramentas de maior impacto no marketing digital. É por meio dele que você vai conseguir alcançar melhores resultados no seu planejamento de divulgação e, consequentemente, nas suas vendas.

Para ajudar você a conquistar o crescimento do seu negócio, preparamos este artigo. Agora, você confere:

  • Afinal, o que é um site pronto?
  • Como funciona essa ferramenta?
  • Há diferença entre construir e comprar pronto?
  • Quais as vantagens?
  • Como comprar um site pronto?
  • Como funciona o Site Pronto do Terra Empresas?
site pronto

 O que é um site pronto?

Quando um consumidor está em busca de um produto ou serviço, é comum ter o hábito de fazer uma boa pesquisa antes de fechar qualquer negócio. Seja à procura de um melhor preço ou mesmo em busca de variedades e soluções para aquilo que ele necessita. 

Assim, é nesse momento que ter uma boa página virtual faz toda a diferença. Mesmo que em um primeiro momento o seu negócio não vá investir em e-commerce, é essencial ter um site profissional para divulgar a sua marca. Esse é o primeiro passo para ter mais alcance. 

Para se ter ideia da importância de promover a presença digital da sua marca, segundo estudo feito pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra em Domicílios), em 2018, mais de 80% dos brasileiros têm acesso à Internet. Esse dado mostra o potencial de exposição que o seu negócio pode ter ao investir em um site pronto profissional.

Mas o que é, de fato, o site pronto? Na prática, é um conjunto de produtos e serviços que possibilitam a criação e publicação de um portal virtual, de maneira rápida e fácil. Nesse conceito, já há opções de modelos prontos. Assim, basta editar o conteúdo do layout, considerando as características da sua marca.

site pronto

Como funciona um site pronto?

A forma como o site pronto vai funcionar depende de qual empresa você está contratando a solução. É claro que há características em comum entre elas, como os modelos pré-definidos, que são um aspecto do tipo de produto. Mas vale destacar que o pacote de serviços oferecido muda conforme o fornecedor. Por isso, é essencial avaliar o que está incluso.

No melhor dos mundos, é interessante buscar por um site pronto que tenha funcionalidades que potencializam ainda mais a produtividade do negócio. Assim, de acordo com os recursos, a sua empresa pode ter um portal profissional, com soluções integradas que melhoram a experiência do usuário.

Além disso, é necessário pensar na sua gestão no dia a dia. No caso de pequenos e médios empreendedores, isso se torna ainda mais relevante. Sabemos que a rotina é desafiadora. Por isso, contar com uma ferramenta completa, que facilita visualizar os dados de marketing e vendas, além de controlar sua logística, é bem interessante.

Assim, você terceiriza parte da gestão da sua loja digital por meio da tecnologia. Isso é importante para o controle financeiro do negócio e para garantir a sustentabilidade dele. 

site pronto

Há diferença entre construir e comprar pronto?

Contratar um site pronto é uma opção mais viável, principalmente para pequenas e médias empresas. Ele tem baixo custo e é mais ágil, o que resulta em mais velocidade em colocar o portal no ar. 

Agora, investir na construção de um site do zero é algo mais oneroso. Isso acontece porque demanda a contratação de profissionais de desenvolvimento, front-end e back-end. Então, além de cuidar do projeto de construção do site, vai ser necessário investir esforços em gestão de pessoas. Logo, demanda mais tempo e dinheiro.

O lado positivo de construir um site do zero é que há mais liberdade criativa. No entanto, segundo um relatório divulgado pela consultoria Robert Half, em 2021, a remuneração de um desenvolvedor full-stack varia de R$ 5.400 a R$ 18.900. Dessa forma, é uma solução mais interessante para empresas já consolidadas, que têm um time à disposição para o desenvolvimento de tecnologias. 

Quais as vantagens de um site pronto?

Hoje, de acordo com o Registro.br, temos mais de 4 milhões de domínios brasileiros registrados. Enquanto, simultaneamente, o país acumula mais de 17 milhões de empresas ativas, segundo levantamento feito pelo governo federal, no primeiro quadrimestre de 2021. Isso significa que apenas pouco mais de 23% das empresas no Brasil têm presença digital consolidada.

Mas, esse dado deve mudar drasticamente nos próximos anos. Para se ter uma ideia, apenas em 2020, o investimento em propaganda nas plataformas Facebook e Instagram apresentou um crescimento de 60%.

Assim, é natural que seus concorrentes também vejam que é importante ter um site profissional para alcançar metas no marketing digital. Por isso, você não deve deixar de investir nessa solução. A seguir, confira as principais vantagens de investir em um site pronto:

Potencializa a credibilidade

Na hora de pensar em comprar um site pronto, é importante considerar que essa é uma oportunidade para consolidar a credibilidade do seu negócio. Assim, um site bem elaborado ajuda a formar uma opinião sobre a sua empresa. 

Quanto melhor for a construção com acesso fácil, rápido e objetivo, para que as pessoas encontrem as informações sobre o seu negócio, além dos produtos e serviços disponibilizados, maiores são as chances de sucesso. 

Melhor ranqueamento na busca orgânica

Você sabia que cerca de 30% dos cliques em pesquisa orgânica nos motores de buscas, como o Google, vão para as posições listadas na primeira página? Nesse sentido, um site pronto tem o potencial de colocar o seu negócio na vitrine dos buscadores, sem ter um custo a mais por isso.

Assim, não importa o tamanho da sua empresa, é possível ter maior alcance com uma estratégia bem elaborada de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização de Sites). Portanto, o site pronto desenvolvido por uma empresa referência em internet, com certeza, vai ajudar o seu negócio a ficar à frente de seus concorrentes.

Máxima disponibilidade para vendas

Outra vantagem para pensar em como criar um site é que o seu negócio fica disponível por 24 horas. Se o comércio tradicional tem horário para abrir e fechar, na internet a sua empresa pode ser encontrada a qualquer momento. 

Boa parte das pesquisas dos usuários, inclusive, acontece fora do horário comercial. As noites e madrugadas têm tráfego elevado nas buscas por itens ou serviços.

Investimento considerado baixo

Comparando com a criação de um site do zero, esse modelo é muito rentável, principalmente quando falamos em pequenas e médias empresas. 

Portanto, é a solução ideal para começar a promover a presença digital do seu negócio e fazer a sua marca crescer. Assim, vale fazer um comparativo para identificar o quanto você pode economizar com essa decisão.

site pronto

 Como comprar um site pronto?

Muitos empreendedores ainda acreditam que ter um site profissional é algo extremamente caro em relação ao retorno que ele pode trazer para o negócio. Um trabalho bem elaborado pode ser montado com pouco dinheiro e ter resultados surpreendentes. É esse o caso do site pronto.

Assim, eles são ideais para quem quer praticidade e autonomia no dia a dia. Você entra com a ideia e, sem dor de cabeça, ele é montado a partir das suas necessidades. 

O mais importante é um bom planejamento sobre os objetivos a serem alcançados. Veja agora o que considerar na hora de comprar um site pronto:

Defina seu público-alvo

O primeiro ponto é definir o rumo que o seu site vai tomar e quem será o seu público. Pensar em como criar um site é o passo a ser dado antes da execução, de fato. 

Por isso, você deve buscar uma plataforma que seja fácil de usar e que entregue uma experiência de navegação positiva para os seus clientes.

Considere as funcionalidades

Avalie quais os recursos que o site pronto oferece para o seu negócio. Além da facilidade de edição, é interessante considerar se há disposição de recursos extras. Assim, podemos citar as integrações que permitem mais escalabilidade na sua gestão. 

Nesse sentido, vale considerar a compatibilidade com compartilhamento em redes sociais e a conexão com outras aplicações. 

Um detalhe interessante é sempre considerar a sua gestão financeira, veja quais meios de pagamentos podem ser usados e como fazer a conciliação bancária dentro dos recursos do site ou loja virtual.

Pesquisa a reputação do fornecedor

Um dos pontos-chave para ter o resultado esperado com um site pronto é avaliar a reputação do fornecedor. 

O ideal dessa solução é que você tenha o máximo de autonomia e facilidade de uso. Mas, o que fazer se um problema surgir? Como você não é especialista no assunto, deve contar com o suporte especializado do fornecedor. Então, avalie a qualidade do atendimento antes de contratar o serviço.

site pronto

Como funciona o Site Pronto do Terra Empresas?

Para você ter a melhor solução para fazer o seu negócio crescer, é preciso conhecer as opções do mercado. Um dos destaques em sites prontos é o Terra Empresas. Com toda a sua expertise como portal de notícias, a marca quer levar a mesma qualidade de experiência de navegação para outros negócios.

Assim, hoje, você pode contratar a solução de Site Pronto da Terra Empresas. Vale destacar que qualquer pessoa pode ter, seja ela física ou jurídica. Para tanto, basta contratar o plano de acordo com as suas necessidades. Agora, olha só como é prático e sem burocracias ter um site profissional:

1. Envio do material

Após a contratação, o primeiro passo é enviar os materiais gráficos e de conteúdos que devem ir no seu site. 

Dessa forma, os especialistas do Terra Empresas entram em contato com sua companhia por e-mail e telefone para que seja enviado o conteúdo que será inserido nele.

A equipe pode, também, criar um logo para sua marca, caso não ainda não tenha.

2. Apresentação do layout

O time da Terra Empresas tem até 10 dias úteis para desenvolver o seu site. Nossos especialistas vão programar uma versão que considera as necessidades da sua marca, a experiência do usuário e as melhores boas práticas de desenvolvimento e marketing digital.

3. Ajustes

Sabemos que, quando um projeto é feito, pode acontecer mudanças no processo. Isso é algo natural e é por isso que você pode solicitar ajustes se for preciso. A nossa equipe quer entregar o melhor resultado para fazer o seu negócio crescer.

4. Aprovação

Assim, em até 10 dias, o designer do Terra Empresas vai trabalhar nos ajustes solicitados. Depois disso, será agendada uma videoconferência para apresentar o resultado e pedir a sua aprovação final. Tudo isso com o selo de qualidade de quem é destaque na internet.

5. Publicação

O Terra Empresas publica o seu site pronto, mas, para isso, é necessário escolher um domínio para ele, ou seja, o nome do seu portal virtual. Por meio da Central do Assinante, é possível fazer isso de forma rápida e descomplicada.

 6. SEO e divulgação

Ao longo deste artigo, você viu que reforçamos a importância do SEO para destacar o seu negócio, não é verdade? É pensando nisso que fazemos a integração do seu site com o Google SEO, Facebook Pixel e Instagram Shop. 

Assim, é possível conversar sobre estratégias de marketing e como divulgar melhor a sua empresa para o sucesso do seu negócio. Dessa forma, você tem mais segurança para focar em vender mais.

Então, o que você achou do pacote de serviços do Site Pronto do Terra Empresas? Se você quer promover o posicionamento digital do seu negócio e vender mais sem complicação, considere essa solução para a sua marca.

Acesse o nosso site e confira mais detalhes dos serviços. Aproveite e já solicite o seu. Até logo!

Até logo!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também