Time de vendas: dicas de como melhorar a capacidade dos seus vendedores

Planejamento estratégico: os primeiros passos na pequena empresa
25 de fevereiro de 2019
Negócio online: dicas para começar do jeito certo
6 de março de 2019

Você, comerciante, já tem em mente que seu comércio não vive sem realizar vendas. E, consequentemente, não se sustenta se algum dia você não resolver aumentá-las de alguma maneira. E muitas vezes existe um processo complexo até que se chegue no resultado final. Por isso, acalme-se, estamos aqui para te ajudar nessa empreitada. Neste texto, daremos algumas dicas de como você pode melhorar a capacidade do seu time de vendas, como estimulá-los a vender mais e como, também, reconhecer que o seu objetivo, estipulado no início, foi concluído.

Crie metas de vendas

Na maioria das vezes, as pessoas gostam de serem instigadas e motivadas a fazer algo e receber outro algo em troca, imagina os vendedores! A primeira dica é estipular uma meta, com prazos para serem concluídas. Quem conseguir aumentar as vendas em seu comércio, terá um ganho a mais: as chamadas “comissões”, dadas a aqueles que atingem e vão além daquilo que foi pré-determinado.

Portanto, um passo para poder evoluir nas suas vendas é manter seu time de estimulado e disposto a procurar a fazer o melhor possível.

Busque qualificar seu time de vendas

Para se poder cobrar algo, é preciso, sobretudo, ter ciência de que você está cobrando algo ou alguém que é capaz de te entregar aquilo esperado. Faça do seu time de vendas um time totalmente capaz de buscar os resultados que você espera deles. Dê treinamentos especializados e específicos para cada pessoa que integra a sua equipe. Atualmente, você pode oferecer capacitação ao time por opções presenciais ou on-line, se tornando uma prática cada vez mais comum em grandes empresas. Assim, você terá mais autoridade na hora de cobrar o seu time de vendas.

Treinar o seu time de vendas pode ser o que faltava para o seu negócio crescer. Busque qualificar os seus profissionais! (Foto: Unsplash)

Valorize o seu profissional

Dito no início do texto, algo fundamental para o estímulo de qualquer equipe a dar prosseguimento a novas oportunidades é reconhecer um bom trabalho feito por alguém ou por toda a sua equipe. Quando isso acontecer, reconheça. De quais formas?  Tente fazer um agrado ao seu time, com coisas simples. Não necessariamente dando coisas, mas valorizando. Faça ele se sentir respaldado e que por trás de tudo isso há um chefe que vai apoiá-lo.

Tudo isso tem o intuito de trazer mais autonomia e autoridade na hora de, quando necessário, cobrar também dessa pessoa. Se você faz um bom trabalho para aquele funcionário, está sempre no direito de cobrar bons resultados.

Um bom ambiente é tudo

Não importa se você é um ótimo gestor, possui boas ideias, uma condição ótima para montar o seu time de vendas e boas estratégias, se dentro da sua empresa não há um bom ambiente entre os setores que por lá trabalham. A pior coisa que pode acontecer é um profissional descontente com algo ou alguém. O seu desempenho pode não ser o mesmo após isso acontecer. Por isso, preze por um ambiente leve, descontraído (na medida que for possível) e prazeroso para qualquer pessoa, incluindo você. Para te ajudar melhor, elencamos alguns tópicos importantes a serem seguidos:

  1. Entregue um lugar organizado: isso inclui limpeza e estoques pertencentes à empresa adequados para uso.
  2. Faça pesquisas de clima: nada melhor do que fazer perguntas e construir diálogos com as pessoas que trabalham dentro da sua empresa.
  3. Estipule metas alcançáveis: crie um caminho para sua equipe trilhar ao longo do tempo. Mas nada exagerado, nada impossível, nem muito difícil. Algo que seja alcançável com muito empenho e trabalho.
  4. Faça treinamentos: além de palestras, com os mais variados temas, desenvolva a capacidade técnica deles. Faça com que eles melhorem sua comunicação oral, escrita e interpessoal.
  5. Se puder, não trabalhe com horários: exceto algumas empresas, que possuem horário marcado, sejam com reuniões ou afins, flexibilize o horário do seu time. O mais importante, nesse caso, é trabalhar com metas e resultados.
  6. Seja o líder que todos esperam: não busque ser apenas chefe dessas pessoas. A alcunha chefe ficou queimada com o passar dos anos. Seja um líder. Alguém que não vai mandar e desmandar. Mas alguém que guiará, em qualquer tipo de conduta, o seu time a grandes resultados!

Trabalhar em um bom ambiente só beneficia a produtividade de todos. Sempre que possível, preze pelo clima leve. (Foto: Unsplash)

Dê o famoso “feedback” a todos eles

 

De maneira geral, esse momento traz tensão, tanto pro empregador tanto para o empregado. A nossa dica é: você, como um bom gestor que é, tem que prezar pela justiça. Os objetivos do feedback são: passar a limpo as expectativas geradas, traçar planos e objetivos e se unir em trazer melhores resultados para a empresa. Seja justo. Faça um balanço sobre cada funcionário, sobre os pontos positivos (se julgar necessário, comece sua indagação por ele) e os pontos negativos e exponha isso a eles, numa conversa direta e amena. O diferencial é você ser sincero e leal ao seu colaborador. Em resumo, faça o seu time de vendas se sentir parte desse projeto!

 

Entre as partes técnicas, conceituais e psicológicas, o seu objetivo é trazer mais motivação ao seu time de vendas. E este passo a passo pode fazer com que você alcance esse objetivo. Dentre tantas estratégias citadas, nada mais prazeroso que ver o seu o seu time feliz e fazendo um trabalho bem feito. Aplique essas ideias!

 

Tem alguma dúvida ao chegar no final do texto? Baixe agora o nosso material gratuito sobre como aumentar as vendas do seu pequeno negócio e chega de dúvidas!

Terra Empresas

Escrito Por

Terra Empresas

O Terra Empresas traz soluções completas para você realizar negócios com os melhores produtos e serviços digitais

Anterior
Próximo
Deixe seu Comentário
Blog