Menu Terra Blog Empresas

Trabalho em casa: como deixar seu escritório aconchegante

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 7min leitura

17 de março de 2022

Trabalho em casa: como deixar seu escritório aconchegante

Ser empreendedor é fazer todos os esforços para tirar a sua ideia do papel e garantir uma vida mais tranquila. Muitas vezes isso significa abrir mão de um espaço da casa que vai ser utilizado como escritório por algum tempo, enquanto ainda não for possível alugar ou comprar uma sede. Seguindo estes passos, você vai conseguir trabalhar de casa de forma mais aconchegante e prática para fazer seu negócio dar certo.

Montando o escritório em casa: ambiente, estação de trabalho e conforto

Na hora de montar o seu escritório, é preciso levar em consideração pontos fundamentais como o ambiente em que ele será montado ou como a sua estação de trabalho será pensada para atender suas necessidades de trabalho. Além disso, é preciso encontrar uma maneira de não prejudicar a sua saúde.

Lembre-se: tudo isso precisa estar alinhado à infraestrutura necessária para a operação do seu negócio!

Escolhendo o ambiente

Na hora de definir um espaço para o seu home office (trabalho em casa, em inglês), a primeira escolha a se fazer é definir o local onde ele será montado. Pode ser um cômodo da casa que não está mais sendo utilizado, um espaço que pode ganhar outra função ou até a parte debaixo de uma escada, por exemplo.

Se houver algum espaço na casa com janela disponível, estude alguma maneira de utilizá-lo para montar o seu escritório. A vista ajuda a relaxar e a perceber a passagem do tempo durante o expediente, aumentado a sensação de “dever cumprido” conforme as horas passam.

A estação de trabalho

O sentimento de ousadia é comum na hora de montar um escritório em casa. Entretanto, se você está pensando em improvisar uma estação de trabalho e passar o dia trabalhando de pijama, aqui vai uma dica: é provável que isso dê errado. Portanto, modere na ousadia na hora de montar o escritório pense no seu conforto enquanto trabalha.

Lembre-se que é bom manter o profissionalismo, mesmo que o seu escritório fique no ambiente aconchegante de sua casa. Evite móveis cheios de curvas, adornos ou cores, eles podem causar desconforto visual ou até problemas para a sua coluna. Mantenha o ambiente o mais sóbrio possível.

Aproveite a luz natural com a consciência de que ela não será suficiente para a iluminação. Apesar de ajudarem a deixar o ambiente menos agressivo aos olhos, a janela não é suficiente para você tocar os processos do dia a dia sem cansar os olhos com o escuro. Portanto, garanta que haja iluminação em sua estação de trabalho.

Trabalhar de casa: como fazer um bom home office


Conforto e ergonomia

Seu instinto pode fazer você escolher um modelo de cadeira descolado e moderno, afinal agora você determina as regras do escritório. Resista aos impulsos. Há algumas regras de saúde e segurança que devem ser seguidas no momento de tomar essa decisão.

A depender da sua rotina no novo escritório, há diferentes tipos de cadeira a escolher. Se você for receber clientes, fazer reuniões e conferências ou precisar se mover pelo escritório, há cadeiras específicas para cada situação. Pesquise o modelo que se adapte às suas necessidades e ao seu ambiente de trabalho – há apoios e rodinhas diferenciados para cada tipo de trabalhador.

Outro ponto a se observar é a altura da mesa de trabalho e a posição do encosto da cadeira. A recomendação é que a mesa esteja a no mínimo 65 cm do chão, com o assento da cadeira 43 cm acima do piso e com apoios de braço a 24 cm distantes do encosto.

Infraestrutura

Nada disso que você aprendeu agora será útil se a infraestrutura do seu home office não for boa. Portanto, garanta que a sua conexão à internet seja estável e não fique dependente do modem enviado por sua operadora. Se possível, tenha mais de um tipo de acesso à web. Sinais de internet sem fio costumam ter interferências e usar o cabo conectado diretamente ao seu computador vai evitar que uma reunião seja interrompida ou que algum e-mail não seja enviado.

Lembre-se também de ter bastante tomadas espalhadas pelo ambiente. Você vai precisar ligar alguns equipamentos eletrônicos e é bom ter mobilidade para carregá-los independentemente.

O escritório deve ter a sua cara

Não adianta nada encontrar modelos de escritório prontos na internet se eles não tiverem nada a ver com o seu perfil. Lembre-se que tudo em seu home office precisa atender suas necessidades durante um dia de trabalho e pode ser um erro seguir um modelo pronto.

Organização à sua maneira

Não é porque você está trabalhando em casa que a bagunça será permitida. Dentro de seu padrão de organização, tente visualizar quais são os itens ou espaços que podem te ajudar a manter papéis organizados, contratos atualizados e prazos em dia.

O seu home office pode ter uma agenda disposta com pequenos lembretes na parede ou então um quadro branco que possa ser preenchido conforme prazos, metas ou demandas vão sendo atendidos. Se for possível, vale a pena pensar em pintar uma parte da parede como um quadro negro e atualizá-lo ao longo dos dias.

Para organizar papéis no seu home office, não tenha medo de armários ou prateleiras para arquivo. É possível encontrar soluções esteticamente agradáveis e eficientes para o seu espaço que vão dar conta de atender a quantidade de papéis que o seu trabalho gera. E, pode ter certeza, você vai precisar de espaço para guardar papéis.

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também