Menu Terra Blog Empresas

Vale a pena contratar hospedagem de site grátis?

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

12 de abril de 2022

Vale a pena contratar hospedagem de site grátis?

Sabe aquele sonho de tirar a empresa do papel? Colocar o negócio pra funcionar em uma loja física sempre foi um desafio e tanto. Mas hoje, mesmo que a opção seja por um negócio tradicional, a tendência é também de manter uma loja online. Já parou para pensar nisso? Como contratar hospedagem de site para o seu negócio?

Não tem nem ideia por onde começar? Neste artigo, vamos dar algumas dicas para você tomar essa decisão. Vale a pena contratar hospedagem de site grátis? Ou é melhor investir algum dinheiro para ter suporte 24 horas por dia. Qual o valor da hospedagem de um site? é caro manter um contrato de hospedagem de site? Vamos lá tirar essas dúvidas.

Como contratar hospedagem de site?

Pago ou gratuito?

Depois de comprar o domínio que você vai utilizar (o endereço), chegou a hora de decidir contratar hospedagem de site. Se você tem um blog médio ou pequeno e que vai servir como um cartão de visitas para mostrar o seu trabalho, um site gratuito pode dar conta do recado. Vale lembrar que a migração de um site gratuito para um pago, nem sempre é uma operação fácil. Portanto, é preciso levar em conta a sua projeção de crescimento. Se ela for possível a curto ou médio prazo, vale a pena contratar hospedagem de site paga. Se trabalhar com comércio eletrônico, a opção paga será sempre melhor. Até por oferecer suporte 24 horas por dia, o que nem sempre acontece com as opções gratuitas.

Tamanho do site

De acordo com o tamanho do seu site, você precisará de maior ou menor espaço de armazenamento para tudo o que vai colocar dentro dele. É preciso avaliar se a empresa de hospedagem oferece o que é necessário para que o seu site possa ir ao ar com folga, uma vez que, no decorrer do tempo esse espaço muito provavelmente vai crescer. Dependendo do objetivo do seu site, você precisará de muito ou pouco espaço de armazenamento para os arquivos que inserir nele. Independente de qual seja, é sempre recomendável contratar hospedagem de site adequada às suas necessidades. Porém, se a necessidade é pequena, é preciso avaliar o melhor pacote que se adeque à sua empresa. É como um pacote de celular. O ideal é que você só pague pela quantidade que estiver utilizando. Assim, evitará custos maiores do que as suas possibilidades.

Muitos acessos?

Muitos serviços de hospedagem têm limite de tráfego mensal. Aqui, também dá para comparar com um plano de celular. Após uma quantidade estipulada de acessos, o servidor vai cobrar por novas visitas, ou  o que é pior, deixará de exibir a sua página. Por outro lado, há empresas que oferecem tráfego de dados ilimitados. São sempre as melhores, inclusive para evitar riscos desnecessários.

Mantenha os dados seguros

Este é outro fator decisivo na hora de decidir como escolher a melhor hospedagem de site, principalmente nos casos de comércio eletrônico. Problemas acontecem e, via de regra, sempre nas horas mais indesejadas. Manter o site fora do ar por muito tempo certamente trará prejuízos, com a interrupção das vendas. Um suporte rápido é essencial para que a operação transcorra com o mínimo de problemas possível. A segurança dos dados também é imprescindível. Tanto as do seu negócio como de seus clientes. Sites não seguros são um obstáculo para que uma compra seja realizada. Nesse caso, não vale a pena economizar.

Precisa carregar rápido

Um fator que passa muitas vezes despercebido é a localização do servidor. Via de regra, quanto mais longe ele fica, mais demora para para que as páginas sejam carregadas. Empresas com servidores fora do Brasil costumam cobrar preços competitivos, mas o carregamento pode ser mais lento. Vale lembrar que o Google, por exemplo, prioriza as páginas que carregam mais rapidamente. Justamente para oferecer uma melhor experiência aos seus usuários. Pode parecer apenas um detalhe, mas faz toda a diferença para quem acessa a página. Afinal, quantas vezes você já trocou de site porque ele demorava a carregar. Isso, durante uma compra, pode ser um erro fatal.

O Terra Empresas oferece serviços de hospedagem para o seu site com segurança e qualidade, além de produtos como contratação de domínio, e-mail profissional e anúncios para ajudar seu negócio a crescer. Conheça os nossos planos.

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também