Vendas pela internet: como criar a melhor estratégia de promoção para o seu negócio

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Além de criar relacionamento, reputação e lembrança de marca, a internet ainda pode ajudar seu negócio a atrair consumidores. Vendas pela internet são uma excelente forma de melhorar seu comércio, gerando maior fluxo de caixa e impulsionando sua loja. Para que essa ação dê resultados, é preciso criar uma estratégia correta.

Este é um grande desafio para pequenas empresas, principalmente aquelas que estão no começo da jornada. A busca por novas formas de conquistar o consumidor é árdua e diária, pois os hábitos de consumo se renovam sempre.

Então, como criar a melhor estratégia de vendas pela internet para seu negócio? Veja algumas dicas:

 

Conheça seu público

Entender como seus consumidores se comportam na internet é o primeiro passo para planejar sua estratégia de vendas nesse canal. Afinal, o perfil do público vai determinar a forma como sua marca vai se comunicar, não só na linguagem visual e textual, mas também em que redes sociais vai estar, se vale a pena utilizar e-mail ou é melhor a comunicação pelo WhatsApp. Uma boa comunicação é essencial para o sucesso da venda. Nesse sentido, vale até mesmo pedir a opinião de conhecidos que tenham algum conhecimento sobre o seu negócio sobre qual seria uma forma interessante de anunciar seus serviços. Quem sabe eles também não se tornam seus clientes?

 

Trace um objetivo

Não crie uma promoção simplesmente por criar: é fundamental ter um objetivo. Algumas metas são:

  • Diminuir o volume de estoque;
  • Conquistar novos clientes;
  • Aumentar a visibilidade da marca;
  • Lançar novos produtos ou uma nova linha de produtos;
  • Promover a venda de peças com baixo índice de compra na loja.

O objetivo serve também para que seu planejamento seja melhor estruturado. Por isso, depois disso definido, o próximo passo é a escolha do orçamento e do canal para a realização da promoção.

Vendas pela internet

Antes de pensar em vender seu produto ou serviço pela internet, é fundamental ter objetivos bem traçados. Esse é o primeiro passo para fazer com que as iniciativas dêem certo. (Foto: Shutterstock).

 

Defina o orçamento e o canal

Ter um orçamento definido para vendas pela internet antes de anunciar é imprescindível. A partir dele, você terá insumos para escolher o melhor canal de comunicação com base nos hábitos de consumo do seu público.

 

Escolha a promoção

Promoção tradicional

A promoção tradicional, como o nome já indica, é a oferta de produtos com descontos fixos. Muitas vezes, a estratégia é usada para aumentar as vendas de produtos parados no estoque ou mesmo divulgar um tipo específico de produto.

Exemplo: “Bota fora de Natal: todos os tênis com 10% de desconto.”

 

Promoção no atacado

Ela costuma ser feita para revenda entre lojistas e pode dar menos lucro, mas alimenta de forma mais substancial o caixa da empresa. A promoção no atacado oferece um alto desconto para produtos em grande quantidade.

Exemplo: “Leve 200 pares de sapatos com 50% de desconto à vista.”

 

Promoção progressiva

O objetivo deste tipo de promoção é aumentar as vendas. Para isso, são oferecidos cupons de descontos a partir da primeira compra

Exemplo: “Na compra de um produto, leve o segundo com 5% de desconto e o terceiro com 10% de desconto”, e assim por diante.

 

Cupom de desconto

O cupom de desconto tem por objetivo conquistar novos clientes. Geralmente, ele é ofertado por parceiros, como outros sites, e até mesmo lojas físicas. Por isso, o cupom de desconto chega até um público que sua empresa geralmente não tem contato.

Exemplo: “Deixe seu contato e ganhe um cupom de desconto de 10% para compras on-line nas lojas Maravilha.”

 

Como criar uma promoção na internet para vendas pela internet?

É preciso estabelecer a forma como seus clientes chegarão até seu site. É importante, antes de tudo, definir a verba que será destinada para cada canal. Os canais mais utilizados para esse tipo de ação são anúncios no Google e nas redes sociais – como Facebook e Instagram – ou disparo de e-mails marketing promocionais.

Com esses passos em mente, fazer promoções de comercialização usando os recursos da web fica mais fácil. Se você já criou promoções para vendas pela internet, deixe aqui nos comentários sua experiência.

 

 

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