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Conheça as melhores dicas de vendas pelo WhatsApp para autônomos

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 14min leitura

18 de novembro de 2022

Conheça as melhores dicas de vendas pelo WhatsApp para autônomos

Você já pensou em se aproximar mais do seu cliente realizando vendas pelo WhatsApp? Desde 2018 já existe uma versão do aplicativo para empresas e qualquer tipo de negócio para o comércio de produtos e serviços.

Atualmente, o mensageiro conta com 20 bilhões de usuários no mundo, dos quais 120 milhões são brasileiros. Portanto, as chances de ter sucesso são grandes. Mas, para isso, é preciso planejar bem as estratégias para alcançar o público e gerar vendas.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Opinion Box, especialista em pesquisas de mercado online, 76% dos usuários entrevistados se comunicam com empresas através do aplicativo.

Se interessou? Neste artigo, você confere tudo sobre a versão para negócios do app, além de descobrir como trabalhar com vendas pelo WhatsApp. 

Resumindo, você verá por aqui:

  • Qual é o WhatsApp para vendas?
  • Como trabalhar com vendas pelo WhatsApp?
  • Como abordar um cliente por mensagem de WhatsApp?
  • Qual o melhor jeito para divulgar um produto pelo WhatsApp?
vendas pelo whatsapp

Qual é o WhatsApp para vendas?

Percebendo o potencial de engajamento, bem como as facilidades de uso do WhatsApp, em 2018, o aplicativo tratou de criar sua versão para empresas, chamada de WhatsApp Business

Com ela, pequenos, médios e grandes negócios podem divulgar seus produtos e realizar vendas de um jeito fácil e descomplicado. Depois de se cadastrar, é possível incluir detalhamentos sobre o negócio, como:

  • Descrição do negócio, produtos ou serviços;
  • Localização no mapa com endereço completo; 
  • Contato de e-mail;
  • Horário de atendimento;
  • Link do site;
  • Catálogo de imagens para divulgação e comercialização de produtos.

Essas informações são essenciais para que o cliente saiba o que você vende e como entrar em contato. Como o WhatsApp tem também uma versão web (para ser usada em um computador), ter um site e disponibilizar o link no app estimula o cliente a clicar e cair direto na sua página.

Pelo aplicativo, você pode também enviar respostas rápidas e instantâneas, por exemplo:

  • Mensagens de boas-vindas;
  • Informações sobre o horário de funcionamento;
  • Justificativas sobre a ausência no momento. 

Há ainda uma funcionalidade na conta comercial bastante útil para os empreendedores autônomos — um sistema de etiquetas que permite a categorização das conversas com os clientes de modo que você possa organizar as mensagens e priorizar as mais importantes. 

O passo a passo para ter uma conta comercial no WhatsApp é simples e nada burocrático:

  1. Baixe o aplicativo WhatsApp Business;
  2. Abra e aceite as permissões recomendadas;
  3. Depois, insira o número do seu negócio;
  4. Em seguida, clique em avançar para autorizar o acesso às mensagens de SMS para confirmação do código de verificação da sua conta;
  5. Feito isso, informe o nome do negócio e insira a imagem que você deseja vincular à sua marca — é assim que os clientes vão visualizar sua marca no app. Pronto!
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Como trabalhar com vendas pelo WhatsApp?

A conta comercial no WhatsApp foi criada para acelerar o processo de vendas, levando em conta o grande volume de usuários conectados. 

Cada vez mais as pessoas estão comprando online, o que mostra uma forte mudança no comportamento do cliente e quem não se adequar perderá vendas.

Com o WhatsApp Business, você pode se manter mais próximo de seus clientes, personalizar as mensagens e interagir com mais facilidade. As conversas, de modo geral, são rápidas e objetivas, mas agradam a um público já acostumado à velocidade da internet.

O bom da conta comercial é que funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, você não perde o cliente. Caso ele entre em contato fora do horário de funcionamento, no dia seguinte você pode checar as mensagens e dar continuidade ao atendimento.

Como abordar um cliente por mensagem de WhatsApp?

O modo de abordagem pelo WhatsApp faz toda a diferença, especialmente por se tratar de um relacionamento online. É importante manter uma certa formalidade, mas buscar uma forma humanizada de comunicação com os clientes.

Lembre-se de que a abordagem a um cliente pelo WhatsApp engloba diversas fases, da pré à pós-venda. É importante pensar no antes, durante e depois, para que o cliente saiba que terá seu suporte em todas as etapas — fazer uma venda é bom, mas fidelizar um cliente é melhor ainda.

Veja algumas dicas de como enviar mensagens assertivas em suas vendas pelo WhatsApp:

  • Personalize o contato de cada cliente: para atender bem e saber exatamente o que oferecer, use a personalização criando categorias como: visitantes, novos clientes, indecisos e fidelizados;
  • Personalize as mensagens: dão uma ideia de tratamento especial e individualizado, portanto, sempre que possível, aborde o cliente pelo nome, crie uma saudação diferenciada e se preocupe em saber como ele está naquele dia;
  • Esteja preparado para perguntas: conheça os detalhes e especificações de seus produtos e caso um cliente solicite algo que você não tenha em estoque, não responsa com um simples “acabou”, ofereça produtos similares;
  • Seja objetivo: mensagens claras e diretas costumam agradar mais, por isso, evite discursos longos, áudio ou imagens que não fazem sentido para aquele momento;
  • Não deixe o cliente sem resposta: não ignore o seu cliente visualizando a mensagem sem responder em seguida. Mesmo que não seja possível atender no momento, use uma mensagem automática para justificar a ausência e, assim que possível, dê continuidade à conversa;
  • Cuide do pós-venda: sempre que realizar uma venda, se preocupe em saber se o cliente está satisfeito ou se precisa de algum suporte. Além de demonstrar a importância que ele tem para o seu negócio, essa é uma forma de se manter presente em sua memória.
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Qual o melhor jeito para divulgar um produto pelo WhatsApp?

Para começar as vendas pelo WhatsApp, é fundamental se organizar e planejar as ações, antes de fazer as abordagens. Lembrando que ter uma presença digital é importante para a sua marca.

Além disso, independentemente do tamanho do seu negócio, mostre profissionalismo e credibilidade, para que seu cliente se sinta seguro para comprar o que você vende.

Solicite autorização dos seus clientes

O WhatsApp é uma rede aberta, que não requer a autorização das pessoas para que você comece a se comunicar com elas, como no caso do Facebook ou Instagram que, por serem contas fechadas, precisam ter uma solicitação de amizade aceita.

Entretanto, isso não quer dizer que você pode fazer contato sem que o cliente concorde em receber mensagens sobre o seu negócio. Portanto, antes de mais nada, solicite a permissão para enviar divulgações, promoções ou conteúdo — é importante que o cliente se sinta envolvido e não invadido.

As vendas exigem um período de conquista, relacionamento e confiança, por isso, se você já iniciar de um modo invasivo e desconfortável, a chance de sucesso pode ir por água abaixo. 

Certifique-se de que tanto o seus clientes quanto aqueles em potencial estejam disponíveis para receber mensagens via WhatsApp.

Organize seus clientes

Dependendo da sua lista de contatos entre clientes fidelizados e aqueles ainda no início do relacionamento, você vai precisar de organização ou será complicado concluir as vendas pelo WhatsApp.

Procure separar, categorizar e agrupar os contatos de acordo com o grau de relacionamento que você já tem com seus clientes. 

Dessa forma, sempre que precisar enviar uma estratégia, será mais fácil localizar aqueles que você deseja abordar no momento. 

Assim, será mais fácil interagir com aqueles que mais compram, os que fizeram apenas uma compra, quem ainda não tomou a decisão ou aqueles que estão na fase de captação para conhecer melhor o seu negócio.

O segredo está no tratamento baseado no respeito e na transparência, pontos essenciais para um relacionamento duradouro e de confiança.

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Utilize listas de transmissão

Deixe os grupos para família e amigos, no caso de um negócio, o melhor é criar uma lista de transmissão. Além de não expor o contato dos clientes para as outras pessoas, caso alguém responda, será apenas para você e não para um grupo inteiro, lotando a caixa de mensagens.

Tem dúvidas sobre como criar uma lista de transmissão? Então, siga esse passo a passo: 

  1. Abra o WhatsApp;
  2. Clique em “Mais opções”;
  3. Depois em “Nova transmissão”;
  4. Busque ou selecione os contatos que deseja adicionar à lista;
  5. Toque na marca de confirmação. Pronto! 

Com a lista de transmissão, você pode enviar mensagens por categoria de clientes, aproveitando o agrupamento recomendado no tópico anterior. 

Dessa maneira, as chances de acertar no conteúdo é maior e você não corre o risco de ser bloqueado por inconveniência.

Nesse ponto, é importante que você tenha conhecimento das necessidades, desejos e preferências dos clientes, ainda mais dos já fidelizados.

Crie um cronograma de mensagens

Enviar mensagens com muita frequência ou sem uma motivação concreta pode cansar o cliente e causar afastamento em vez de aproximação. 

O cronograma permite organizar as mensagens conforme o perfil de cada cliente ou o momento de vendas.

Os períodos sazonais, por exemplo, merecem um cronograma específico, com planejamento das campanhas de vendas pelo WhatsApp. 

Nessas datas, os clientes esperam receber ofertas e promoções interessantes, e se você não for inteligente nas mensagens, é pouco provável que consiga fechar negócio.

Saiba, portanto, como e quando abordar seus clientes de acordo com a categoria já definida para aumentar as chances de vendas. Essa é uma ferramenta poderosa, mas que precisa ser utilizada da forma correta para obter bons resultados.

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Ofereça conteúdo

Não seja apenas um divulgador de produtos ou um vendedor insistente, mas sim um gerador de conteúdo interessante e útil. 

Fazer propaganda é essencial, porém é no conteúdo com dicas, sugestões ou esclarecimentos que você pode surpreender e ganhar pontos.

Demonstrar o quanto seu produto pode agregar na vida dos seus clientes pode influenciar na decisão de compras. 

Não seja impositivo e invista nas estratégias de engajamento, pois um cliente encantado dificilmente comprará na concorrência.

Construa sua audiência via Instagram e Facebook

O WhatsApp Business é mais um canal que você pode utilizar para realizar vendas no seu negócio. Redes sociais, como Facebook e Instagram, estão em alta e a conexão entre elas pode render resultados incríveis para o seu negócio.

Por isso, o ideal é trabalhar as vendas por todos os canais, incluindo o site e a loja virtual, onde o ícone do WhatsApp pode ser inserido como mais uma opção de contato. 

Essa conexão auxiliará na construção de uma audiência e fará com que o cliente tenha curiosidade ou desejo de seguir e interagir com a sua marca.

O apelo visual nas redes sociais é maior, enquanto o WhatsApp é o canal mais fácil de contato e interação para concluir uma venda. 

Trabalhar esses canais em conjunto só faz aumentar seu potencial de vendas e manter o cliente fidelizado.

Conclusão

Como você pode ver, as vendas por WhatsApp são promissoras considerando a preferência dos consumidores pelas compras online. 

Quanto mais facilidades você puder oferecer a seus clientes, maiores as chances deles decidirem comprar no seu negócio.

Aproveite as informações deste artigo, desenvolva seu planejamento, organize a abordagem, arregace as mangas e não tenha medo de ousar em uma nova ferramenta. 

A popularidade do aplicativo é um dos fatores que estimulam qualquer empreendedor autônomo a incluir mais esse canal em suas estratégias de vendas.

Com uma solução poderosa e gratuita, agora só depende de você!

Até breve!

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