O que é comércio eletrônico? Traga sua loja para a internet

Conheça os produtos mais vendidos na internet no Brasil
2 de julho de 2019
Seis ideias sobre o que vender na internet
Seis ideias sobre o que vender na internet
15 de julho de 2019

O comércio eletrônico, também chamado de e-commerce (lê-se i-comers), é um modelo de loja de produtos no qual as compras são feitas por meio de computadores ou celulares conectados à internet. Esse modelo de negócio tem se tornado cada vez mais comum, tanto no Brasil quanto no mundo, por dar ao vendedor e ao comprador a possibilidade de vender e comprar sem restrições geográficas.

Tipos de comércio eletrônico

Caso a sua loja realize vendas por Facebook, e-mail, Instagram ou WhatsApp, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento (OECD) ressalta que essa ação não é considerada uma venda por comércio eletrônico. A entidade ressalta que esses meios não foram criados exclusivamente para a recepção de pedidos, mesmo que hoje eles contem com mecanismos para facilitar as vendas.

O que é preciso então para ser um e-commerce?

  • Opção 1: 100% digital

Quando o pedido do produto é feito por um site ou aplicativo, o pagamento e a entrega são acompanhados digitalmente; esse é o principal modelo para você ser considerado dono de um comércio eletrônico. Mas existem outros três cenários.

  • Opção 2: pedidos online

Em outra opção de e-commerce, apenas o pedido é feito online, seja por um site ou aplicativo. Na sequência, o vendedor aciona alguma empresa de entrega — geralmente motoboy —, e o pagamento é efetuado no momento que o produto chega em suas mãos (podendo ser no dinheiro ou na maquininha).

  • Opção 3: pagamento online

No terceiro tipo de comércio eletrônico, apenas o pagamento é feito online. Esse tipo de opção abraça aplicativos como o PicPay, no qual o pagamento é feito de maneira rápida e prática, embora todo o restante da operação seja feita “manualmente”: por meio de uma ligação e de alguém levando a encomenda.

Em uma das opções de compra online, a pessoa faz o pedido por telefone, mas o pagamento é realizado online.
Em uma das opções de compra online, a pessoa faz o pedido por telefone, mas o pagamento é realizado online. Imagem: Unsplash.
  • Opção 4: somente entrega

Um dos tipos de comércio eletrônico mais usados oferece o rastreamento/acompanhamento online da entrega, enquanto todo o mecanismo é manual. Para isso, é importante que o comprador possa acompanhar o pedido pela transportadora (Correios ou qualquer outra empresa privada).

Crescimento do comércio eletrônico no Brasil

O Brasil é o maior país da América Latina atuante no mercado eletrônico — e o oitavo maior do mundo —, sendo um dos que mais importam também, tanto que é comum pessoas comprarem produtos na China, nos Estados Unidos e em outros exportadores.

Em comparação com o mesmo período de 2018, o primeiro trimestre de 2019 têm mostrado uma evolução gigantesca no comércio eletrônico. As principais áreas procuradas recentemente, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), são: Material de Escritório e Livros.

O comércio eletrônico tem se tornado tão comum que, aqui no Brasil, em datas como Dia das Mães, Natal e Black Friday, as empresas oferecem promoções especiais, e as pessoas já fazem listas online de desejos para compras nesses períodos.

Uma das vantagens dos comércios eletrônicos é que eles ficam abertos 24h, o que facilita que todos comprem ali
Uma das vantagens dos comércios eletrônicos é que eles ficam abertos 24h, o que facilita que todos comprem ali. Imagem: Unsplash.

Por que o comércio eletrônico cresce tanto?

De maneira simples e direta, o perfil dos compradores está mudando. Dez anos atrás, as pessoas ainda estavam se acostumando com os computadores e, principalmente, com a internet, o que consequentemente despertava mais suspeitas, afinal todos tinham medo de hackers ou golpes.

No entanto, com a aproximação das pessoas com os computadores, tornou-se supercomum ficar cada vez mais horas navegando, o que gera mais confiança — sabemos que existem golpes, mas também vários mecanismos de segurança para nos proteger.

Vantagens de ter um comércio eletrônico

Qualquer vendedor sabe que, teoricamente, quanto mais visibilidade você tem, maiores são as chances de captar pessoas. E as lojas virtuais oferecem isso e muito mais. Com um mercado cada vez mais plural, é possível achar de tudo para comprar na internet, e a próxima procura pode ser pela sua loja online.

Graças ao baixo investimento inicial (economia com aluguel e funcionários, por exemplo), você pode montar a sua loja virtual hoje mesmo — e sem sair de casa.

Se você é novato quando o assunto é comércio eletrônico, confira mais textos do Terra Empresas sobre o assunto em nosso blog. Clique aqui e continue aprendendo!

Terra Empresas

Escrito Por

Terra Empresas

O Terra Empresas traz soluções completas para você realizar negócios com os melhores produtos e serviços digitais

Deixe seu Comentário
Blog
Conheça nossos Produtos