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Saiba como gerar boleto para pagamento do cliente

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 12min leitura

25 de agosto de 2022

Saiba como gerar boleto para pagamento do cliente

Aprender como gerar boleto é essencial para a diversificação dos seus meios de pagamento. Isso torna o seu empreendimento mais atrativo   

Ter opções de pagamento é importante para fidelização do cliente, que além de bons produtos e serviços está em busca de facilidades. Logo, se você ainda não sabe como gerar boleto, chegou a hora de aprender, pois é um dos principais meios de pagamento.

Um levantamento realizado pela Fundação Dom Cabral, em parceria com a Brinks revelou a preferência dos meios de pagamento do Brasil. O resultado chama a atenção para os 38,5%, maiores de 18 anos, que não possuem conta em banco.

O estudo ainda aponta que, dos respondentes, entre homens e mulheres, 4,6% preferem pagar através do boleto bancário. Para quem não tem cartão de crédito, limite suficiente ou conta bancária, essa é uma das alternativas para efetuar um pagamento.

Neste guia completo você confere:

  • Como gerar boleto para pagamento?
  • Quais são os tipos de boleto de cobrança? 
  • Vantagens de gerar boleto para o cliente;
  • Quais informações precisam estar no boleto?
  • Como colocar juros no boleto?

 Tenha uma ótima leitura! 

Quais são os tipos de boleto de cobrança 

Resumidamente, existem três tipos de boleto, sendo o registrado o tipo mais comum. O recorrente é usado em situações específicas e o simples, que foi extinto em 2018. Veja detalhes sobre eles:

Boleto com registro

É o boleto gerado por pessoa física ou jurídica, usado para pagamentos diversos, vinculado a um CPF ou CNPJ emissor. Todo esse processo é formalizado para o banco. Desde o preenchimento dos dados até o crédito na conta bancária cadastrada.

O boleto registrado traz mais segurança para as partes envolvidas, já que é possível identificar e rastrear o pagamento através das informações contidas no documento, como:

  • Nome e CPF ou CNPJ do cliente;
  • Valor da compra;
  • Data limite para pagamento;
  • Incidência ou não de juros após o prazo;
  • Locais em que o boleto pode ser pago, como redes bancárias específicas.

Boleto recorrente

Há, ainda, os boletos de cobranças recorrentes, de compras parceladas ou assinaturas, por exemplo, que são gerados automaticamente. A periodicidade é determinada pelo sistema conforme o que foi acordado em contrato entre emissor e cliente. O carnê com as parcelas de um carro é um exemplo de um boleto recorrente. 

Boleto sem registro

Um tipo de boleto que já não existe, mas que vale a pena conhecer para entender a evolução do processo. Em 2018, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) extinguiu esse modelo, substituindo-o pela versão registrada.

A decisão teve como objetivo inibir as ações de fraude, já que não era possível proceder com a identificação e aumentar o controle sobre os valores computados pelos bancos, tornando o processo mais seguro.

Vantagens de gerar boleto para o cliente

Você não precisa deixar de vender para um cliente só porque ele não tem conta no banco ou cartão de crédito. O boleto bancário é uma opção de pagamento que conta com muitos benefícios, e que pode ser facilmente implementado. Veja quais são a seguir:

Retorno mais rápido

Um boleto pago leva, no máximo, três dias úteis para ser compensado e seu valor ser liberado na conta da empresa. Comparado ao cartão de crédito (com 30 dias, no mínimo, caso a venda não seja parcelada), o retorno financeiro é bem mais rápido.

A data de vencimento do boleto depende do acordo entre o empreendimento e o cliente, mas não costuma ultrapassar 15 dias. Esse prazo é bem menor do que o do cartão de crédito na venda direta.

Redução de custos da operação

Com variação de taxas para emissão entre R$ 1,50 e R$ 5,00, o boleto bancário pode reduzir bastante os custos operacionais de cobrança. Considerando que o cartão de crédito exige aluguel de maquininha, tarifas de manutenção e antecipação de vendas, compensa ter mais esse meio de pagamento.

Oferta de descontos

Por ter um retorno financeiro mais rápido, os boletos podem ser usados como estratégia para vender mais. Ou seja, se o cliente tiver descontos, ele pode escolher esse meio de pagamento — ele sai ganhando por pagar mais barato e, você, por ter custos menores e não precisar esperar 30 dias para receber.

Mais alternativas de meios de pagamento

Poder escolher a forma de pagamento é, certamente, um dos diferenciais que faz com que o cliente opte por comprar de um negócio. Quanto mais diversificadas forem as opções de pagamento para a sua loja online, maiores as chances de atrair mais clientes.

Maior controle sobre o recebimento

Por ser registrado, gerado pelo sistema interno e com rastreabilidade bancária, o boleto oferece maior controle da receita. Sendo assim, é possível acompanhar cada documento que foi emitido, saber quais foram pagos e aqueles que passaram da data de vencimento.

Maior segurança

O boleto bancário é um dos meios mais seguros de pagamento, tanto para o empreendimento quanto para o cliente. Uma vez que são registrados e rastreáveis, ao menor problema, será fácil percorrer os passos do pagamento e identificar a existência de erros como:

  • Inconsistência nos dados bancários;
  • Erro de processamento;
  • Pagamento duplicado;
  • Crédito em conta indevida.

Quais informações precisam estar no boleto?

Os dados são de extrema importância para que os valores caiam na conta certa, além de facilitarem o rastreamento em caso de erros. Por isso, preencha-os com atenção. Assim, você também evita problemas no processo de pagamento. As informações necessárias são:

Sacado

Dados do comprador, ou seja, de quem realiza a compra e será responsável pelo pagamento do boleto — é obrigatório informar o CPF ou CNPJ.

Cedente

Dados do emissor, ou seja, do negócio responsável pela venda do produto ou prestação do serviço. Caso você utilize um intermediador de pagamento, o nome da empresa parceira é que constará no boleto. Um exemplo desses pode ser observado na Shopee. Você compra de um empreendimento dentro da plataforma, mas o boleto está sempre no nome da Shopee.

Agência e código do cedente

Número da agência e código que identifica o negócio responsável pela venda do produto ou prestação do serviço. No caso, é um número gerado que identifica o seu pedido entre todas as transações que um banco recebe.

Valor do boleto

Correspondente ao preço do serviço ou produto que será pago pelo cliente.

Data de vencimento

Determina o prazo máximo que o cliente terá para efetuar o pagamento. Em caso de atraso, a cobrança de juros e multa será de sua responsabilidade.

Linha digitável

 Composta por 48 números, divididos em 5 grupos diferentes, é o código que permite o pagamento do boleto bancário sem a necessidade de impressão.

Código de barras

Conjunto gráfico representado por listras que traz as informações do boleto e permite a identificação do leitor de código de barras.

Como gerar boleto para pagamento?

Os boletos registrados exigem uma ferramenta tecnológica, pois precisam transmitir os dados para o banco. Além da transmissão, o sistema do banco correspondente precisa conseguir ler para dar continuidade ao processo. As quatro principais formas de executar essa operação são:

Banco tradicional

O serviço de geração de boletos para empreendedores é disponibilizado por todos os bancos, com taxas e regras específicas. Uma vez que as taxas variam entre um e outro, é importante pesquisar antes sobre os critérios de cada um para saber se faz sentido para o seu negócio e orçamento.

Banco digital

A emissão do boleto em um banco digital é similar ao do tradicional, com a diferença de que o digital não exige liberação prévia e, na maioria, as taxas são bem mais em conta  — ou até mesmo inexistentes.

Intermediador de pagamento

Os intermediadores são empresas parceiras que cuidam de todo o processo de geração de boletos. Ou seja, são elas que assumem, inclusive, os riscos correspondentes. Eles são a ponte entre o cliente e a instituição financeira, funcionando integradas, especialmente, às lojas virtuais.

Um cliente entra no site, escolhe seus produtos, vai ao ambiente de checkout e solicita um boleto de pagamento — essa jornada é feita dentro do site da loja, mas, na hora da emissão do documento, é o intermediador quem atua e oferece a funcionalidade.

Sistema de gestão

Com um sistema de gestão que permita a geração de boleto e a integração com o sistema bancário, você mesmo pode realizar a operação. O bom é que é possível concentrar as outras atividades — fiscal, estoque, fluxo de caixa, compras — em um mesmo ambiente.

Atenção: Para quem é MEI (Microempreendedor individual), os bancos digitais disponibilizam conta jurídica. Isso facilita o processo financeiro. Os boletos gerados a partir dessa conta têm isenção de taxas, e o empreendedor pode emitir quantos desejar dentro do período.

Os demais tipos de empresas, com regimes tributários diferentes, são taxados na emissão de boleto bancário. Uma vez que a taxa varia de banco para banco, é necessária uma consulta antes de fechar o contrato.

Como colocar juros no boleto?

As instruções de cobrança de multa e juros constam no campo específico do boleto. Vale comentar que a multa não pode ultrapassar 2% do valor do documento. Já os juros são de 1% ao mês (pela lei), e é proporcional aos dias de atraso a partir da data de vencimento.

Caso o cliente pague com atraso, é comum que os bancos não recebam o pagamento. Assim, o cálculo será feito, de forma manual ou automática, conforme o tipo de documento e sistema correspondente. Dessa forma, o cliente não fica inadimplente, e você recebe os juros pela venda.

Agora você já sabe como gerar boleto bancário e que esse é um meio de pagamento prático e econômico. A diversificação de alternativas para pagamento só vai beneficiar seu negócio e seu público, que vai ficar feliz pelo investimento que você faz nas melhorias do seu empreendimento! 

Tenha ótimas vendas!

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