Como sair do vermelho nas contas da sua empresa

5 maiores erros na hora da precificação do seu produto ou serviço
5 maiores erros na hora da precificação do seu produto ou serviço
25 de outubro de 2019
5 maiores dúvidas de quem tem MEI
“Sou MEI…”: 5 maiores dúvidas de quem tem MEI
30 de outubro de 2019

Eis que as finanças da sua empresa não vão bem, e você não sabe como sair do vermelho. Pensando nisso, separamos 5 dicas importantes para melhorar a contabilidade do seu negócio e voltar a crescer.

Muitos se perguntam como sair do vermelho

Pesquisas mostram que a saúde financeira das empresas brasileiras e a economia do país não andavam nada bem nos últimos anos. Um levantamento do Serasa Experian de março de 2018 mostrou que cerca de 5,4 milhões de empresas estavam inadimplentes. O montante, por sua vez, chegava a R$ 124,1 bilhões (R$ 33 milhões por empresa).

Motivos para o endividamento

  • Pessoas físicas endividadas
  • Falta de educação financeira dos brasileiros
  • Individuais MEI com grande participação nas novas empresas criadas

O que fazer?

Diante de tal cenário, ficam as dúvidas: como se livrar das dívidas e controlar as contas da empresa? Calma, empreendedor. Vamos ajudá-lo(a)!

1. Faça uma análise de suas dívidas

O primeiro passo para melhorar a saúde financeira e saber como sair do vermelho é justamente fazer uma avaliação de suas dívidas. Atenção aos débitos, taxas de juros e gasto mensal da organização.

Como controlar as contas da empresa envolve reeducação, saiba exatamente o orçamento mensal e fique de olho nas despesas. Caso precise de ajuda, não hesite em procurar um profissional especializado para uma análise mais precisa.

2. Abra mão de gastos desnecessários

Não há como se livrar das dívidas sem cortes. Feita a avaliação citada anteriormente, procure cortar gastos considerados dispensáveis para um momento de contingenciamento. Mas essa decisão deve ser feita de forma minuciosa.

3. Priorize pagar débitos com maiores juros

Chegou o momento de começar a pagar as contas. Agora, é preciso focar aquelas que apresentam maior taxa de juros, pois geram multas mais altas em caso de atrasos.

Como sair do vermelho requer sacrifícios: deixe investimentos em estruturas, equipamentos e pessoal para depois, quando houver águas tranquilas pela frente. Se for possível refinanciar, também procure sempre taxas menores.

Um software pode ser um importante aliado para salvar as finanças da sua empresa. Imagem: Unsplash

4. Separe os gastos pessoais dos empresariais

Para melhorar a saúde financeira de sua empresa, saiba que você não deve misturar as coisas e confundir contas pessoais com empresariais. Na verdade, isso é muito comum — quando as despesas da casa apertam, o empreendedor recorre às contas da empresa para se salvar. Essa atitude não ajudará nada em missões como controlar as contas da empresa.

5. Use um software para controle das contas

Para fechar, uma dica que pode ajudar na contabilidade da sua empresa é o uso de um sistema eficiente de gestão, como um software, que será importante para entender como se livrar das dívidas, sobretudo daquelas consideradas desnecessárias.

Um escritório de contabilidade pode indicar a melhor ferramenta para o seu tipo de negócio.

Palavra de especialistas

Se você quiser saber mais sobre como sair de vermelho, assista ao webinar “Como manter a saúde financeira da sua microempresa em dia“.

Especialistas do Terra Empresas e do Serasa Empreendedor vão abordar assuntos como: os principais indicadores financeiros, as melhores práticas para um controle eficiente de gastos e a importância do acompanhamento e análise constantes.

Terra Empresas

Escrito Por

Terra Empresas

O Terra Empresas traz soluções completas para você realizar negócios com os melhores produtos e serviços digitais

Anterior
Próximo
Deixe seu Comentário
Blog