Invista no pós-venda e garanta a boa experiência do seu cliente

publicado por Terra Empresas

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Invista no pós-venda e garanta a boa experiência do seu cliente

Quando um empresário, grande ou pequeno, consegue realizar a venda de um produto ou serviço, ele atingiu um objetivo importante do seu negócio: levar a experiência aos seus clientes. Porém, esse não deve ser o objetivo final. Isso porque, uma venda em si, é apenas uma venda. Mas se for tratada com dedicação, ela pode se transformar em muitas, ao longo do tempo. Por isso, uma etapa importante do ciclo de vendas é o pós-venda.

Mas afinal, o que é o pós-venda? Trata-se do passo essencial para que se possa manter um relacionamento duradouro entre a sua marca e os clientes que já tiveram a experiência de realizar uma compra com você. A função do pós-venda é justamente essa. Fazer com que a satisfação com a compra do seu produto ou serviço possa ser potencializada. Como resultado, você pode ter um cliente fiel por muito tempo.

Todas as vezes que uma venda é realizada, é importante obter, de alguma forma o retorno do cliente. Se ele está satisfeito com o produto adquirido, se a entrega foi feita dentro do prazo, se o produto chegou em boas condições. No caso de um serviço, é preciso saber se ele foi satisfatório e resolveu na totalidade o problema do cliente. Vamos mostrar aqui algumas dicas de como obter esse retorno e estruturar de maneira eficiente esse contato com o cliente.

Pós-venda

Quem é o seu cliente?

Para começar bem uma estratégia de pós-venda, é preciso conhecer o comportamento do seu consumidor. A partir daí é preciso construir uma comunicação que seja próxima, um relacionamento humanizado e, de preferência, personalizado. Uma boa comunicação vai fazer com que o cliente se sinta importante no processo e esse é um dos pontos considerados cruciais para que ele volte a fazer negócio. Essa abordagem pode ser feita por meios eletrônicos, como um e-mail ou uma mensagem de SMS. Contatos por telefone, dependendo da situação, também funcionam. Mas devem ter autorização prévia do consumidor, para que ele não se sinta invadido em sua privacidade.

Reconheça

Depois de realizar uma venda também é de bom tom agradecer ao consumidor. Mostrar o quanto ele é importante para o seu negócio e se colocar à disposição no caso de alguma dúvida ou algum problema que tenha ocorrido no processo. No pós-venda, os problemas, se acontecerem, devem ser tratados imediatamente. E, de preferência, resolvidos no primeiro contato. Não há nada mais decepcionante do que passar por diversos setores até que esse problema seja resolvido. A empresa tem de se encarregar dessas etapas e entregar ao consumidor a melhor resposta possível.

Pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são sempre um bom termômetro para avaliar se o consumidor ficou satisfeito com o seu produto ou serviço. Se a avaliação no geral for alta, é preciso ficar atento para manter a venda do produto ou o serviço em nesse nível elevado. Se ela for média ou baixa é necessário entender qual o motivo da frustração, ainda que parcial. Com o passar do tempo, é sempre bom reavaliar os métodos, principalmente se houver uma tendência de queda nessa avaliação.

Benefícios

Todo cliente gosta de se sentir reconhecido. E uma boa forma de se fazer isso é oferecendo algum tipo de desconto ou vantagem, a partir da segunda compra. Isso ajuda a motivar e fidelizar o cliente. Pode-se utilizar como exemplo um restaurante que oferece um desconto, ou uma refeição grátis, a cada dez visitas. Isso vai estimular o consumidor a escolher aquele local, dentre muitos outros da região. Pode parecer algo trivial, mas que no fim das contas ajuda muito a manter o cliente por perto.

Conteúdo

Ter uma página completa no ar, com um bom conteúdo também vai ajudar você a fidelizar o seu cliente. Uma página com as perguntas mais frequentes também colabora para que as dúvidas mais comuns possam ser tiradas pelo próprio usuário. As questões devem ser colocadas de forma clara e as respostas dadas com a maior transparência possível. Incentivar a interação é sempre um bom caminho, desde que as respostas também sejam rápidas e transparentes. Caso contrário, podem demonstrar amadorismo por parte da sua empresa.

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