As vantagens de criar um site com domínio próprio

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 12min leitura

As vantagens de criar um site com domínio próprio

Ter um site com domínio próprio, além de aumentar a visibilidade da sua empresa no ambiente digital, permite maior autonomia sobre as postagens. Dessa forma, é possível  trabalhar com informações completas e atualizadas sobre o negócio e os produtos oferecidos. 

Atualmente, é quase impossível imaginar a expansão de uma companhia fora do cenário online. Até porque, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2019, conduzida pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação, 79% dos brasileiros estão conectados à internet. 

Não à toa, o estudo realizado pela Hootsuite, em parceria com a We Are Social, aponta que o Brasil é a segunda nação no mundo em que as pessoas passam mais tempo online. E isso acontece, principalmente, por causa  dos smartphones. 

Um levantamento realizado pela FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas de São Paulo) aponta que temos 234 milhões de celulares no país, diante de 108 milhões de notebooks e tablets. 

Por isso, na hora de criar uma estratégia relevante, é preciso pensar em como criar uma página com domínio próprio. Além de bonito, é importante que o site seja interativo, com conteúdo atrativo e esclarecedor para os visitantes e clientes já fidelizados. 

Se interessou em saber mais sobre a criação de um site com domínio próprio? Continue lendo este artigo, e veja também:

  • Por que ter seu próprio domínio?
  • Quando criar sua página
  • As vantagens de fazer essa escolha
Imagem vista de cima de uma mulher digitando em um notebook.

O que é site com domínio próprio?

Basicamente, o domínio próprio, ou URL, como também é conhecido, trata-se do endereço virtual de uma página. Isso quer dizer que é por ele que os consumidores ou clientes encontrarão sua empresa quando precisarem de informações, produtos ou serviços relacionados ao seu negócio.

Antes as pessoas precisavam do endereço completo de um lugar para chegar fisicamente até ele. Mas, desde o surgimento da internet, o endereço virtual se tornou a forma mais ágil e prática de encontrar, pesquisar e até mesmo comprar algo. Basta abrir seu browser e digitar o que procura. 

Por exemplo, para encontrar o site Terra Empresas, basta inserir no navegador “terraempresas.com.br”. O BR faz referência ao país, e o domínio — que, neste caso, é terraempresas — foi criado para facilitar essa busca, pois, nos bastidores, o endereço é uma sequência de números, chamada de IP, o que dificulta a memorização das pessoas. 

Por que ter domínio próprio? 

O comportamento do consumidor mudou, especialmente com o surgimento da internet e a transformação digital, trazendo facilidade de interação e de compra sem precisar sair de casa. 

O domínio é primordial para que seu público possa encontrar sua empresa de modo rápido, prático e fácil. Quanto maior o volume de buscas e visitas, maiores as chances de conversão em vendas e crescimento do seu negócio.

Resumindo, seu estabelecimento precisa aparecer na internet, mostrar que existe, o que tem de bom a oferecer e as vantagens para os consumidores. É por meio de uma página online que você pode dar maior visibilidade à sua empresa, e o domínio próprio faz parte dessa estratégia. 

Ao criar seu próprio site, uma dica importante é que ele não seja estático. Os conteúdos devem ser atualizados continuamente, o que vai fazer com que as pessoas voltem para acompanhar as novidades.

Portanto, antes de ir ao ar, é preciso planejar os objetivos da página. As metas podem ser, entre outras:

  • Aumentar a quantidade de visitantes; 
  • Ampliar o número de conversões;
  • Melhorar o relacionamento com os clientes.
Imagem de uma mulher desenhando uma página de um site no computador.

Quando criar um site para a empresa? 

O marketing digital dominou o mundo, e, por meio dele, muitas companhias, diariamente, potencializam ações de venda na web. A competitividade está batendo à porta em um mercado de mudanças constantes, que obrigam o uso de novas estratégias.

Se você tem um negócio de força competitiva, mas percebeu que precisa ir além da estrutura física, talvez esse seja o momento ideal para ter um site e conquistar novos públicos, além de surpreender os clientes ativos.

Um canal online facilita a interação entre público e empresa, por isso, um site com domínio próprio, bem estruturado e pensado para resolver a dor dos consumidores pode ser o que você precisa para alavancar seu negócio.

Quais as vantagens de criar um site com domínio próprio?

Existem pelo menos quatro razões para você investir em um site com domínio próprio e colocar sua marca de vez no ambiente online. Confira:

1. Maior confiabilidade

Um site bem construído e pensado para o público é aquele que traz já na primeira página uma visão de facilidade e segurança, seja de compra ou de pagamento. Um endereço com domínio próprio sugere profissionalismo e preocupação com as informações e imagens publicadas.

Além disso, quando o consumidor identifica uma extensão “.com.br”, se sente mais seguro para efetivar suas transações financeiras. De modo geral, os usuários conseguem perceber as diferenças entre um site de subdomínio e um de domínio próprio. 

2. Personalização do e-mail

Ao usar estratégias de inbound marketing com disparos de informações ou promoções para os usuários que se cadastraram no seu site, os e-mails personalizados produzem maior interesse e não são jogados na lixeira antes de serem lidos. 

3. Facilidade de divulgação

A autonomia é um ponto forte do domínio próprio, já que você pode criar um endereço que vincule os produtos ou serviços da sua empresa. Assim, o público consegue se identificar e terá mais facilidade para memorizar e buscar sempre que precisar de algo.

Por exemplo, se sua empresa atua no ramo de cosméticos para cabelos com o nome “Bella Hair”,  a divulgação de “bellahair.com.br”, terá mais efetividade do que se você escolhesse um site de subdomínio que trouxesse o nome da sua empresa no final da extensão. 

 4. Aumento da presença e visibilidade online

Marcar presença na web é hoje quase uma obrigação das empresas que desejam aumentar a visibilidade e expandir o negócio. Afinal, de acordo com o E-commerce Brasil, as vendas online tiveram no primeiro trimestre de 2021 um crescimento de mais de 57% em relação ao ano anterior. 

Um site com domínio próprio, com um endereço fácil de memorizar e páginas bem construídas e atualizadas tem potencial para se tornar interessante para o público-alvo.

A probabilidade de os consumidores entrarem na internet e buscarem o site da sua empresa no Google, por exemplo, será maior se você tiver um endereço com domínio próprio, o que aumenta expressivamente o potencial de visibilidade.

Imagem de uma figura de um celular com duas pessoas mexendo nele como se tivessem montando uma página de conteúdo.

Como montar um site com domínio próprio?

A internet está repleta de sites e blogs, muitos deles sem estratégias diferenciadas para atrair o público-alvo, gerar valor nas interações e construir uma relação de confiança. 

Porém, se você deseja se destacar e ter vantagem competitiva, precisa planejar a criação do seu site. Veja, a seguir, alguns passos para seguir e ter sucesso nesse percurso:

  • Objetivos: ao criar um site para a empresa, é preciso definir bem quais são as metas da página. Ela pode se aproveitar de oportunidades do mercado, mas deve ter propósitos a serem alcançados no decorrer do tempo;
  • Atualização recorrente: mantenha o site sempre atualizado, com a ideia de que sua companhia se torne autoridade no assunto e uma referência sobre o tema relacionado ao negócio;
  • Como se comunicar: quando uma pessoa procura uma empresa, é importante encontrar um espaço para tirar dúvidas ou fazer uma consulta, por isso, disponibilize canais, como chat, ou até um número de WhatsApp para que os usuários entrem em contato;
  • Aparência: o design deve ser atraente e o site responsivo, ou seja, precisa funcionar bem tanto no desktop como nos celulares e tablets, em uma boa velocidade para que a experiência do usuário seja boa e agradável;
  • Como ser encontrado: o primeiro passo para aparecer no topo das buscas é cadastrar seu site no Google, ou seja, mostrar para o buscador que você existe. A forma mais eficaz de se fazer isso é trabalhar estratégias de SEO;
  • Integração: ter um site integrado com as redes sociais é essencial para criar um vínculo mais longo e duradouro, pois as redes podem levar boa parte do público para o site e vice-versa, aumentando as chances de fechar novos negócios.

Crie o site do seu negócio

Como você pode perceber, criar um site para empresa não é apenas colocar uma página no ar. É preciso que toda a estratégia esteja integrada para que os resultados apareçam de maneira satisfatória.

O Terra Empresas oferece a possibilidade de construção de um site com domínio próprio customizado, de acordo com o seu negócio. 

Construtor de Sites é uma plataforma de fácil edição, que possibilita a qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento técnico, construir e publicar um site na internet.

Caso você já tenha um site e queira fazer apenas o registro do domínio, ele pode ser feito por meio do endereço do Domínio Terra.  

O nosso serviço de hospedagem oferece diversos planos no Hospedagem de Sites. Com ele, é possível acompanhar a audiência do seu site e coletar informações estratégicas para o sucesso do seu negócio.

Agora que você já sabe as vantagens de criar um site com domínio próprio, que tal entender sobre como criar um site para empresas? 

Até a próxima! 

FacebookTwitterLinkedin
Topo

Guia para usar as redes sociais no pequeno negócio

Saiba tudo sobre as principais redes sociais e comece a conquistar clientes pela internet já!

Enviando...

Ao enviar, você concorda em compartilhar suas informações com o Terra Empresas. Poderemos usá-las de acordo com nossa política de privacidade.