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Como atrair clientes?

publicado por Terra Empresas

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Como atrair clientes?

Seja em momentos de normalidade ou de crise, todo empreendedor sempre se pergunta se está atuando da maneira correta para aquela pergunta que sempre passa pela sua cabeça: “como atrair clientes para sua loja“? Para responder esta pergunta essencial, é preciso entender o consumidor e traçar uma estratégia robusta para que os resultados apareçam e se mantenham com o passar do tempo.

Vale lembrar que essa estratégia não é definitiva. Basta ver o que aconteceu no mercado global com a chegada da pandemia do coronavírus. Nem tudo o que funcionava antes funciona agora ou funcionará daqui por diante. 

Mais do que nunca é preciso uma relação próxima com o consumidor. A comunicação faz com que você possa avaliar de forma mais precisa se o produto ou o serviço que você oferece atende as necessidades atuais das pessoas. Com essa avaliação, ajustes e alterações de rota podem ser feitos com mais rapidez e precisão. A tomada de decisão em um momento de mudanças pode ser o diferencial entre seguir em frente ou encerrar um negócio.

Como atrair clientes?

É possível que desde o início da pandemia do coronavírus, quem tinha um negócio tradicional e nenhuma experiência online teve de fazer uma migração rápida por conta das regras de isolamento social, que fizeram com que o comércio de todo o Brasil tivesse de passar algum tempo de portas totalmente fechadas.

Se havia experiência em fazer com que o cliente visitasse a sua loja física, o ambiente online pode assustar num primeiro momento. Nele, a concorrência é maior e é preciso se destacar, sob o risco de não conseguir atrair mais clientes para a sua loja virtual.

Nos dois casos, não há uma receita infalível, mas ela passa pela comunicação e por estratégias de marketing. Mas para chegar ao cliente de forma convincente, um passo anterior precisa ser tomado. O de saber qual é o seu público-alvo, ou seja, quem o seu produto ou serviço quer atender.

Para se chegar até ele, é preciso pesquisar para compreender como o consumidor se comporta. Saber mais sobre as preferências na hora de comprar, hábitos de consumo, condições socioeconômicas (formação escolar e renda, por exemplo). Com esses dados em mãos, fica mais fácil para convencer o cliente a realizar uma compra. Feita essa avaliação, fica mais fácil encontrar o caminho sobre como atrair clientes para a loja.

Estar presente

Tanto no ambiente online como no seu ponto físico, é preciso estar presente para ser lembrado. No mundo virtual, algumas técnicas são o primeiro passo para começar a ser notado.

O site da empresa, por exemplo, pode ter um blog, com conteúdo relacionado ao seu produto ou serviço. Com ele, essa comunicação com o cliente pode se estreitar. Textos e vídeos com conteúdo de qualidade fazem com que seu negócio seja uma referência no setor, atraindo e engajando mais o seu público.


A presença nas redes sociais também e desejável, de forma leve e com a busca do engajamento do público. Seja por enquetes, por perguntas, ou mesmo com opiniões. Elas devem ser respondidas de maneira clara e rápida, o que também ajuda na questão de como atrair clientes para a sua loja. Trabalhar com palavras-chave do seu negócio também vai ajudar quando a busca for feita pelo Google, por exemplo.

No caso de uma loja física, a vitrine é um fator importante a ser avaliado. E nela vale a máxima de que menos pode ser mais. Investir em uma vitrine mais limpa, com poucos produtos, mas com excelente apresentação, certamente é um método de como atrair clientes para seu negócio.

Atendimento

O próximo passo é investir pesado no atendimento. Um bom atendimento, tanto em uma loja física como na Internet, é essencial para que o negócio vá adiante.

No caso da Internet, não há o contato pessoal, por isso, estar disponível e resolver rapidamente qualquer problema que surja durante o processo são o caminho para fazer com que o cliente faça a sua primeira compra e mais do que isso, siga com você por mais tempo.

Mesmo durante o processo de compra, se a sua loja virtual não for amigável, já é possível que o cliente desista, mesmo depois de tomar a decisão de que vai comprar o produto. Ou seja, sua técnica de como atrair clientes pode se perder. Mais do que isso, esses clientes podem acabar indo para os concorrentes, ou seja, o pior cenário possível.

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