Como atrair clientes para seu negócio? Confira as nossas dicas

publicado por Terra Empresas

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Como atrair clientes para seu negócio? Confira as nossas dicas

Seja em momentos de normalidade ou de crise, todo empreendedor sempre se pergunta se está atuando da maneira correta quando o assunto é as vendas. Como atrair clientes para o estabelecimento é, com certeza, uma dúvida comum e contínua em qualquer negócio, principalmente no varejo.

Para responder a essa pergunta, é preciso entender o consumidor e desenvolver uma estratégia robusta para atração e retenção de clientes. Somente dessa maneira vai ser possível que os resultados apareçam e se mantenham com o decorrer do tempo.

Vale lembrar que uma estratégia para atrair mais clientes não é definitiva. Basta ver o que aconteceu no mercado global com a chegada da pandemia do coronavírus. 

Nem tudo o que funcionava antes, funciona agora ou funcionará daqui por diante. Por isso, é importante que você aprimore a sua adaptabilidade e o senso de inovação para o crescimento contínuo do seu negócio.

Mais do que nunca, é preciso uma relação próxima com o consumidor. A comunicação faz com que você possa avaliar, mais precisamente, se o produto ou o serviço que você oferece atende as necessidades atuais das pessoas. 

Com essa avaliação, ajustes e alterações de rota podem ser feitos com mais rapidez e precisão. A tomada de decisão em um momento de mudanças pode ser o diferencial entre seguir em frente ou encerrar um negócio.

Assim, para ajudar você a ter estratégias mais eficazes, preparamos este artigo com as principais dicas de como atrair clientes. Aqui, você vai poder conferir:

  • O que fazer para atrair a atenção dos clientes;
  • Nove dicas de como atrair clientes para o seu negócio.

Aproveite a leitura!

O que fazer para atrair a atenção dos clientes?

Para atrair a atenção dos clientes é essencial que o seu negócio invista no branding, ou posicionamento de marca. Nesse sentido, é interessante definir um tom e voz para a sua empresa. 

Além disso, é fundamental ter um quadro de valores organizacionais e um planejamento estratégico para guiar o seu estabelecimento.

Um aspecto importante para o sucesso da sua companhia é o investimento em presença digital. Ela faz parte da estratégia de branding, pois é uma forma de posicionar a sua marca. 

Assim, para obter maior retorno, é necessário estar por dentro das novidades que acontecem no mercado. Portanto, estar presente no mundo online, para destacar o seu negócio, é um diferencial competitivo.

Segundo a pesquisa Estratégias de Marketing Digital para 2021, elaborada pela Adaction, 76% dos entrevistados afirmam que vão aumentar os seus investimentos nesse segmento. 

Nesse sentido, é fundamental que o seu negócio também tenha esforços direcionados para o ambiente virtual. Afinal, você não quer que a sua empresa perca competitividade, não é mesmo?

Pessoa segurando um celular com tela aberta em uma loja virtual e símbolos de compra ao lado.

 Nove dicas de como atrair clientes para o seu negócio

A necessidade de isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19 impulsionou a transformação digital dos negócios. Nesse cenário, muitas empresas tradicionais tiveram que se reinventar para “sobreviverem” à nova realidade. 

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, em 2020, a pandemia acelerou a digitalização dos negócios em três anos.

Assim, desde o início desse cenário, quem tinha um comércio tradicional e nenhuma experiência online teve de fazer uma migração rápida dos seus processos e modelo de atuação. 

Para se ter uma ideia, a expectativa é que, ainda em 2021, o segmento de e-commerce tenha um crescimento de 30%, de acordo com o relatório Global Outlook 2021.

Para quem tinha experiência em fazer com que o cliente visitasse a loja física, o ambiente online pode assustar em um primeiro momento. Nele, a concorrência é maior, e é preciso se destacar, sob o risco de não conseguir atrair mais clientes. Por isso, é essencial investir nos canais adequados para que a sua marca seja vista.

Em todo caso, não há uma receita infalível, mas ela passa pela comunicação e por estratégias de marketing. Mas para chegar ao cliente de forma convincente, um passo anterior precisa ser tomado: saber qual é o seu público-alvo. Ou seja, quem o seu produto ou serviço quer atender.

Para se chegar até os consumidores ideais do seu negócio, é preciso pesquisar para compreender como o consumidor se comporta e saber mais sobre as suas preferências na hora de comprar, como:

  • Condições socioeconômicas;
  • Meios de comunicação que mais usam;
  • Produtos que mais buscam;
  • Melhor horário para compra.

Esses dados são essenciais para encontrar novas formas de atrair clientes, considerando as particularidades da sua empresa. Isso é importante para ter mais precisão e qualidade nas tomadas de decisões. 

Celular mostrando na tela uma mão segurando um megafone representado os anúncios.

 1. Marque presença

Tanto no ambiente online como no seu ponto físico, é preciso estar presente para ser lembrado. No mundo virtual, algumas técnicas são o primeiro passo para começar a ser notado.

O site da empresa, por exemplo, pode ter um blog, com conteúdo relacionado ao seu produto ou serviço. Com ele, essa comunicação com o cliente tende a se estreitar. Textos e vídeos com conteúdo de qualidade fazem com que seu negócio seja uma referência no setor, atraindo e engajando mais o seu público.

A presença nas redes sociais também é desejável, de forma leve e com a busca pelo engajamento do público. 

Seja por enquetes, perguntas ou mesmo por opiniões. Elas devem ser respondidas de maneira clara e rápida, o que também ajuda na questão de como atrair clientes para o seu negócio. 

Trabalhar com palavras-chave também contribui para destacar o seu negócio na busca orgânica em sites, como o Google.

No caso de uma loja física, a vitrine é um fator importante a ser avaliado. E nela vale a máxima de que menos pode ser mais. 

Investir em uma vitrine mais limpa, com poucos produtos, mas com excelente apresentação, certamente é um método de como atrair clientes para seu negócio.

 2. Tenha visão de cliente

A visão de cliente deve ser um valor essencial para o seu negócio. Inclusive, é possível desenvolver essa habilidade por meio dos treinamentos. É por essa ótica que a sua empresa vai conseguir atrair mais consumidores, pois há um direcionamento para otimizar a experiência do cliente

Esse é um ponto crucial, afinal, de acordo com um estudo realizado pela PwC, em 2018,  73% dos entrevistados responderam que a qualidade da experiência é essencial para a decisão de compra. Assim, é interessante investir mais no atendimento ao cliente. 

No caso da internet, não há o contato pessoal. Por isso, é importante ter disponibilidade para resolver rapidamente qualquer problema que surja. Nesse sentido, ter uma comunicação omnichannel é um importante caminho para fazer com que o cliente se encante com o seu negócio.

Se o seu e-commerce não for amigável, é possível que o cliente desista da compra. No contexto virtual, o importante é prezar pela experiência do usuário para que seja fácil adquirir o produto desejado. 

Dessa forma, ter atenção a isso é necessário para sua técnica de como atrair clientes não se perder, visto que esses consumidores podem acabar indo para os concorrentes e, para resgatá-los, é uma jornada muito mais difícil.

Notebook no centro com uma loja desenhada, escrito shopping, ligada com cards do comércio.

3. Anuncie em marketplaces

De acordo com um levantamento conduzido pela Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2021, os marketplaces representam mais de 50% de todo o volume das vendas digitais

Portanto, é interessante que o seu negócio marque presença nesses meios. Isso é importante porque promove mais visibilidade para a sua marca.

Além disso, esse formato de vendas online facilita a gestão para pequenas e médias empresas. Então, é possível aumentar as vendas, sem ter um crescimento considerável no seu custo de manutenção do negócio.

No entanto, vale reforçar que, para a sua marca se destacar, é importante contar também com um site profissional.

 4. Use as redes sociais

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua — Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC) 2018, mais de 98% dos brasileiros acessam a internet pelo celular

Isso mostra que ter perfis nas redes sociais é primordial quando pensamos em uma estratégia de como atrair clientes. Isso vale tanto para a versão física como a virtual. 

Aqui, é importante ter atenção com um ponto: a escolha de quais redes sociais usar. O seu negócio não precisa estar em todas, até porque seria algo muito complexo para gerenciar. 

Mas, é necessário garantir que esteja nos canais adequados. Nesse sentido, o Instagram, o Telegram e o WhatsApp podem ser as mais indicadas.

Celular com a tela preenchida com uma pessoa com as mãos para cima e o escrito “sales”.

5. Faça promoções

A verdade é que todo cliente gosta de uma promoção. Essa estratégia é interessante, porque traz um senso de urgência. 

A tendência é de receber um maior volume de vendas. Nesse sentido, vale usar as seguintes táticas:

  • Cupons de desconto;
  • Cartão fidelidade;
  • Leve 2 pague 1;
  • Programa de indicações.

6. Treine seus colaboradores

Investir em treinamento é uma das decisões mais inteligentes para atrair mais clientes. A verdade é que todos os profissionais precisam de estímulo contínuo para aprimorar as suas habilidades. 

E quando pensamos no atendimento ao consumidor, isso é ainda mais importante. Por isso, vale buscar cursos sobre:

  • Técnicas de negociação;
  • Rapport;
  • Accountability;
  • Qualidade no atendimento.

7. Aplique campanhas de incentivo

As campanhas de incentivo são estratégias com foco na gestão de pessoas do seu negócio. Elas são aplicadas para que os seus vendedores sejam estimulados a baterem as metas. Isso pode ser tanto feito no modelo físico como no virtual. 

Para tanto, pode-se usar uma técnica de engajamento conhecida como gamificação. Ela funciona por meio do conceito de “ganha-ganha”, em que a meritocracia é uma prática que ajuda a reconhecer os melhores resultados. Assim, é válido investir em premiações para a sua equipe.

O interessante é que, quando desenvolvida considerando os desafios do seu negócio, é possível, ainda, estimular a colaboratividade. 

Dessa forma, essa estratégia contribui tanto para aumentar as suas vendas como ter um clima organizacional mais favorável, contribuindo para a saúde e bem-estar dos colaboradores.

Celular mostrando uma influencer na tela com símbolos remetendo ao marketing de influência.

8. Firme parcerias estratégicas

Um equívoco comum quando falamos sobre a visão de cliente é deixar de olhar as outras partes interessadas. Para entregar a melhor experiência para o seu consumidor, é essencial que, além de ter colaboradores felizes na sua empresa, a sua marca tenha um bom relacionamento com os fornecedores.

Eles são parceiros estratégicos para que a sua empresa consiga entregar produtos e serviços de maior qualidade e, inclusive, conquistar um preço final menor do que a concorrência. 

Dessa forma, essa é uma das dicas mais importantes de como atrair clientes para o seu negócio. Por isso, garanta a escolha dos parceiros adequados e busque por companhias de referência para fechar acordos comerciais que vão poder transformar a sua empresa.

Essa dica vale para qualquer modelo de empreendimento e porte. Então, quando pensamos em uma economia cada vez mais digital, o seu negócio deve ter atenção com o senso de inovação dessas parcerias. Esse é um aspecto importante para não ficar atrás da concorrência.

9. Invista em um site profissional

Um estudo realizado pela TNS Research, em 2020, aponta que o investimento em tecnologia faz com que as empresas cresçam em média mais de 60% comparando com as outras. 

Nesse sentido, uma das soluções que podemos citar são os sites profissionais. Eles são primordiais para que o seu negócio comece a fomentar uma presença digital.

Portanto, é interessante aliar ele a outras boas práticas, como ter um blog e perfis nas redes sociais. A ideia é usar esses canais para atrair os clientes para o seu site. 

Quando pensamos no contexto do comércio digital é importante considerar a escolha de um fornecedor que garanta a melhor experiência de usuário, tanto para o seu cliente como para quem vai operar a plataforma.

Nesse sentido, avalie como é o layout e a facilidade de edição. Outros pontos que merecem atenção são os meios de pagamentos e a conciliação bancária. É importante contar com uma empresa que seja referência, para garantir que o seu dinheiro não vai ficar “preso”. 

Então, se você gostou deste artigo e quer começar a colocar em prática as melhores dicas de como atrair clientes para o seu negócio, vale conhecer o construtor de Sites Pronto de Terra Empresas

Essa é uma solução desenvolvida pensando nas pequenas e médias empresas que querem fazer o negócio crescer. Não deixe essa oportunidade passar!

Até a próxima!

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