Saiba como precificar o seu produto

Como abrir uma empresa: um passo a passo para vencer a burocracia
1 de fevereiro de 2019
5 dicas para aumentar as vendas no varejo
11 de fevereiro de 2019

Um dos grandes problemas do jovem e também do experiente empreendedor é a hora de precificar os produtos que serão comercializados. Muitas vezes, confeccionar e produzir nem sempre são as dores de cabeça, mas sim o momento da venda. É preciso que exista um meio termo entre gerar faturamento e ter a satisfação do cliente, para que, a longo prazo, seu negócio continue tendo sucesso.

 

Conhecendo o cliente

Um dos primeiros passos na hora de dar preço ao seu produto é saber qual o seu público- alvo. O preço acaba sendo uma forma de dizer ao mercado quem é o seu consumidor. Dessa forma, se você procura atingir pessoas com baixo poder aquisitivo, seu produto não pode ter o preço acima do que as pessoas podem gastar.

 

Para compreender isso é importante fazer pesquisas, não apenas de mercado, a fim de entender o cenário, mas também do público especificamente. Uma forma econômica, mas também eficiente, é por meio de plataformas gratuitas de pesquisa on-line como Typerform, Survey Monkey e Formulários do Google. Em relação ao estudo de cenário, sites como Nielsen, Opinion Box, ComScore e Mind Miners costumam dar ótimos insights.

 

Conhecendo o mercado

Se o seu produto não é novo no mercado, o segundo passo é pesquisar qual o valor já praticado pela concorrência em outras lojas. Uma busca rápida em sites de comparação de preços, como o Buscapé, ou uma análise física nos grandes mercados próximos a você podem te ajudar a ter uma noção de valores. A dica aqui é você atrelar a análise do mercado que você estudou, com o público alvo dele, dessa forma você consegue prever quem serão os seus possíveis compradores.

A análise de mercado pode ser feita online ou física. O importante é você estudar como está o mercado dos seus concorrentes. Pesquise o que pode ser melhorado na hora de fazer o seu negócio. (Imagem: Unsplash)

 

Como precificar

Já ciente do seu público alvo e os valores que seus concorrentes oferecem, está na hora de você precificar o seu produto para conseguir as tão almejadas boas vendas. De maneira bem comum, boa parte dos lojistas, tanto físicos quanto eletrônicos, simplesmente dobram o valor do custo para obter 100% de lucro.

 

A estratégia, embora seja muito boa em um primeiro momento, é arriscada. Já que além de superfaturar o produto, um concorrente pode aparecer oferecendo metade do valor oferecido por você, por exemplo, e mesmo com uma qualidade semelhante, vai roubar todos os seus clientes e caso você opte por abaixar o preço final, vai acabar sendo malvisto no mercado. Por isso a estratégia é arriscada.

Precificar os seus produtos de acordo com o seu público-alvo é uma estratégia importante para dizer ao mercado quem são os seus compradores.

 

Para precificar, use fórmulas

O fato é que não existe uma regra que vai fazer você ter os melhores preços do mercado para os seus produtos. De uma loja para outra, mudam a origem da matéria prima, o preço da mão de obra, dentre outras variáveis. O cálculo que ensinaremos a seguir é para ajudar você a ter uma base. Dessa forma, é bem provável que você encontre mercados mais consolidados com preços mais caros e novos mercados com preços mais baixos, mas que optaram por focar na captação de novos clientes.

 

Uma fórmula bastante utilizada é a:

PV = CMV x Markup

 

Onde:

PV = preço da venda (ou seja, o que você quer saber)

CMV = custo da mercadoria vendida

Markup = é o índice que mede os custos da produção

Para calcular o Markup faça:

Markup = 100 / (100 – (Ip + C + CF + L )

 

Onde:

Ip = Imposto (Para encontrar o percentual de impostos, é preciso somar todos os que incidem sobre os produtos comprados, como ICMS, COFINS, CSLL e IRPJ).

C = Comissão (refere-se ao percentual sobre a venda pago aos profissionais de vendas).

CF = Custo Fixo (são os custos fixos que você tem para produzir o seu produto, como energia, água, gasolina e outras variáveis fixas).

L = Lucro desejado (percentual referente ao o que sua empresa deseja obter em cada venda).

 

É preciso paciência na hora de precificar

Como é o momento anterior ao tão almejado lucro, dar preços aos seus produtos não pode ser feito de maneira precipitada, pois ele vai ser um dos pontos decisivos do cliente na hora de comprar a sua mercadoria. Saiba quem são as pessoas que consomem e quem são os seus concorrentes de mercado.

 

Se você ficou com alguma dúvida sobre como precificar o seu produto, confira o nosso guia de como tirar a estratégia do papel: clique aqui.

 

Terra Empresas

Escrito Por

Terra Empresas

O Terra Empresas traz soluções completas para você realizar negócios com os melhores produtos e serviços digitais

Anterior
Próximo
Deixe seu Comentário
Blog