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Confira o passo a passo de como precificar um produto do jeito certo

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 11min leitura

05 de julho de 2022

Confira o passo a passo de como precificar um produto do jeito certo

Saber como precificar um produto é um dos maiores desafios para empreendedores iniciantes ou experientes. Até porque, de acordo com o Sebrae, o preço de venda é um fator que influencia o cliente na compra. 

Ou seja, é preciso encontrar um meio-termo entre gerar faturamento e ter a satisfação do cliente. Assim, em longo prazo, seu negócio terá sucesso.

Além disso, é importante observar os concorrentes para garantir uma oferta atrativa e lucratividade. 

O produto não pode ser tão caro que afaste o cliente, nem tão barato que gere dúvidas sobre sua qualidade. Portanto, a missão é encontrar um preço justo, que possa trazer bons resultados. 

Não pense que precificar é só avaliar os custos e colocar a margem de lucro. Existem várias estratégias que levam ao preço ideal.

Isso implica em conhecimento sobre mercado, competidores, fornecedores, clientes, tributação, entre outros. 

Neste artigo, você vai entender melhor como precificar um produto, bem como: 

  • Por que calcular o preço de um produto corretamente?
  • Quais são as dicas para planejar o processo de precificação de uma mercadoria?
  • De que forma calcular o preço de revenda?
  • Como saber se o preço estabelecido está correto?
Mulher fazendo contas em calculadora sobre como precificar produtos

Por que calcular o preço de um produto corretamente?

O processo de precificação requer o conhecimento prévio do público e dos valores oferecidos pelos concorrentes. Muitas vezes, os lojistas simplesmente dobram o valor do custo para obter 100% de lucro.

A estratégia, embora seja muito boa em um primeiro momento, é arriscada. Além de superfaturar o produto, um concorrente pode aparecer e oferecer um preço mais atrativo.

Com isso, seus clientes vão migrar e, caso você abaixe o valor, corre o risco de manchar a imagem do seu negócio. 

Por isso, precificar os produtos de acordo com o seu público é uma estratégia mais assertiva. Então, nessa hora, lembre-se que:

  • O preço deve cobrir os custos e as despesas;
  • É preciso enfrentar a concorrência de maneira competitiva;
  • O capital investido deve estar embutido no preço.

Como precificar um produto? 

Não existe uma regra que vai fazer você ter os melhores preços do mercado. Por isso, ao  precificar uma mercadoria use fórmulas.

Uma fórmula bastante utilizada é a:

PV = CMV x Markup

Em que:

  • PV = preço da venda, ou seja, o que você quer saber;
  • CMV = custo da mercadoria vendida;
  • Markup = é o índice que mede os custos da produção.

Para calcular o Markup, faça:

Markup = 100 / (100 – (Ip + C + CF + L)

Em que:

  • Ip = Imposto. Para encontrar esse percentual, é preciso somar todos os impostos que incidem sobre os itens comprados, como ICMS, COFINS, CSLL e IRPJ;
  • C = Comissão, ou seja, percentual sobre a venda pago aos profissionais de vendas;
  • CF = Custo Fixo, como, por exemplo, energia, água e gasolina;
  • L = Lucro desejado, isto é, percentual que sua empresa deseja obter em cada venda.
Casal reunido precificando produtos. A mulher está pensando em como precificar um produto

Quais são os tipos de precificação?

Além da fórmula, algumas estratégias podem auxiliar na precificação de um produto. Entre elas, temos os seguintes tipos de precificação:

1. Dinâmica

Um exemplo disso é o preço dinâmico do Uber. Nos dias e horários em que a procura é maior, o preço da corrida sobe. Por outro lado, quando a procura cai, o valor também diminui.

2. Preço de entrada

É muito usado, por exemplo, para novos produtos. Isso ajuda a impulsionar as primeiras vendas e faz com que o item fique conhecido no mercado.

3. Valor percebido

É fundamental que ele seja obtido por meio de pesquisas de mercado que indiquem os fatores mais importantes para os seus clientes. 

Em geral, quanto maior é a vida útil da mercadoria, mais as pessoas pagam por ela.

4. Descontos por quantidade

São muito utilizados pelos atacarejos. Ou seja, são aquelas promoções onde quem leva três produtos do mesmo tipo e marca paga um valor menor. 

Muitas vezes, o cliente compra mais do que o habitual somente para conseguir o desconto.

5. Combos

Aqui, os produtos são associados e a compra de um pacote sai mais barata do que as compras individuais. 

São utilizados em larga escala por empresas de telefonia e TV a cabo, por exemplo, que atuam em um mercado bastante disputado. Portanto, é uma boa ideia para quem vende serviços.

Homem colocando etiqueta em caixa. Representa como precificar produto

Quais são as dicas para planejar o processo de precificação de um produto?

Primeiramente, balanceie a qualidade da mercadoria, o pagamento das despesas e a margem de lucro. Ou seja, o preço deve ser atraente para o cliente e, ainda assim, gerar lucro para o negócio. 

Veja, a seguir, algumas dicas para estabelecer esse ponto de equilíbrio:

1. Calcule o custo por unidade

É importante saber quanto se gastou na produção ou compra de cada unidade. Essa informação será útil na hora de realizar os cálculos da precificação

Portanto, levante dados sobre: 

  • Custo da matéria-prima;
  • Tempo empregado na produção;
  • Quanto se desembolsa na distribuição;
  • Mão de obra.

2. Contabilize as despesas

As despesas devem ser contabilizadas, pois fazem parte do processo de composição do preço de um produto. Elas se dividem em: 

  • Variáveis: não acontecem todos os dias. Por exemplo, o frete gasto para entrega;
  • Fixas: devem ser pagas, não importa o volume da produção ou valor faturado. Por exemplo, as contas de água e luz.

3. Atenção à margem

Sempre deve existir uma margem de lucro, bem como o respeito pelo que você estabeleceu como ganho. 

Imagine que sua meta seja obter uma margem de 15% sobre o custo de cada item. O preço do produto deve ser formado a partir desse objetivo. 

Até porque, alcançar ou não a margem ajuda a analisar se um produto é ou não lucrativo. Ou seja, se deve ou não ser mantido no catálogo de vendas.

4. Estudo do mercado

Mesmo considerando os custos e a margem de lucro, o preço não pode fugir muito do que é praticado no mercado. A menos que o seu público enxergue um diferencial muito significativo no seu produto ou serviço. 

Se o valor de mercado for menor do que seus custos internos, é preciso avaliar a viabilidade. Ou seja, será preciso diminuir os custos diretos e as despesas fixas ou obter um lucro líquido menor do que o planejado para sobreviver.

Mulher feliz em depósito colando etiqueta em caixa. Representa como precificar um produto

Como calcular o preço de revenda de um produto?

Toda precificação envolve custos, despesas e lucro, seja para venda ou para revenda. Portanto, a lógica do cálculo é a mesma. 

A diferença aqui é que a revenda não inclui os custos de produção interna. Então, é preciso considerar o valor de compra e somar as despesas fixas e variáveis atreladas às vendas.

Como saber se o preço estabelecido está correto?

Não existe uma fórmula mágica de como precificar um produto, então a dica é dar atenção aos detalhes. Assim, você vai ter elementos para analisar se o preço do seu produto está todo correto. 

Além disso, você pode considerar também dois fundamentos:

1. Conheça o cliente

Se você sabe qual é o seu público, o preço é uma forma de dizer ao mercado quem é o seu cliente. Ou seja, se você quer atingir pessoas com baixo poder aquisitivo, sua mercadoria não pode ter o valor acima do que elas podem pagar.

Para compreender isso, é importante fazer pesquisas de mercado, mas também do público especificamente. 

Uma forma econômica e eficiente é por meio de plataformas gratuitas de pesquisa online, como:

Em relação ao estudo de cenário, alguns sites costumam dar ótimos insights, como:

2. Conheça o mercado

Se o seu produto não é novo no mercado, pesquise o valor já praticado pela concorrência. Uma busca rápida em sites de comparação de preços, como o Buscapé, pode te ajudar a ter uma noção de valores. 

A dica é atrelar a análise do mercado com a do público, dessa forma, você consegue visualizar quem são os potenciais compradores e prever se o preço formulado está correto. 

A palavra-chave da precificação de produto é paciência, pois você precisa ser estratégico. Não se precifica um item de maneira precipitada. Até porque, o preço será um dos pontos decisivos para o cliente na hora de comprar a sua mercadoria.

Portanto, considere todas as nossas dicas de como precificar um produto, surpreenda de forma positiva os seus clientes e saia à frente dos seus concorrentes.

Boas vendas!

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