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Veja as melhores formas de proteger a sua empresa do vazamento de dados

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 11min leitura

25 de agosto de 2022

Veja as melhores formas de proteger a sua empresa do vazamento de dados

O vazamento de dados é uma realidade. Saiba como proteger o seu empreendimento deste risco, que pode comprometer a credibilidade do seu negócio

O vazamento de dados é a porta de entrada para os crimes virtuais, deixando tanto clientes quanto negócios completamente vulneráveis. Com isso, é fundamental investir em segurança. Mas não só: também para atender às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

De acordo com a empresa especializada em privacidade, SurfShark, o Brasil ocupa o 12º lugar no ranking de vazamento de dados. Só no primeiro trimestre de 2022, segundo as informações, 286 mil brasileiros estiveram vulneráveis às tentativas de fraude.

Nenhuma empresa está livre das ações dos cibercriminosos. E isso independe de ser um negócio físico ou online. De modo geral, os alvos são endereços de e-mail, números de telefone, senhas e dados de cartões.

Mesmo com a lei, o combate a esse tipo de violação enfrenta desafios. Pelo menos quando se considera a dificuldade de se identificar os criminosos. A melhor forma de se prevenir é criar mecanismos de segurança. Isso dificulta o acesso de pessoas não autorizadas.

Para ajudar você nessa empreitada, trouxemos algumas informações importantes:

  • O que é considerado um vazamento de dados?
  • Como ocorre o vazamento de dados? 
  • O que pode acontecer com os dados vazados?
  • O que a lei diz sobre vazamento de dados?
  • Como proteger a sua empresa?

Tenha uma ótima leitura! 

O que é considerado um vazamento de dados?

É o acesso ou exposição pública não autorizados a informações restritas de pessoas ou empresas, normalmente, com intuito criminoso. O vazamento acontece quando esses dados são acessados, visualizados, copiados e comercializados de formas diversas.

De acordo com o artigo 4º, item 12, do RGPD (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados), o vazamento é baseado na definição de violação de dados pessoais:

“Uma violação da segurança que provoque, de modo acidental ou ilícito, a destruição, a perda, a alteração, a divulgação ou o acesso, não autorizados, a dados pessoais transmitidos, conservados ou sujeitos a qualquer outro tipo de tratamento.”

Como ocorre o vazamento de dados? 

Os bancos de dados costumam armazenar as informações. E é a falta de segurança deles que deixa os computadores e sistemas vulneráveis. Sem a autenticação de acesso, os criminosos se aproveitam para invadir o ambiente e subtrair os dados mais relevantes.

Esses indivíduos passam dias e horas à espera de uma oportunidade para invadir o sistema de uma ou mais empresas. Por isso, um erro no site, por exemplo, pode desencadear um problema muito maior e gerar muita dor de cabeça.

O que pode acontecer com os dados vazados?

 Determinados dados permitem diversos crimes, como:

  • Esquema de vendas de informações;
  • Compras em sites e aplicativos;
  • Ameaças e chantagens para devolução dos dados;
  • Abertura de conta bancária;
  • Comprometer a imagem da empresa;
  • Assinatura em streamings;
  • Pedido de empréstimos.

O que a lei diz sobre vazamento de dados?

A LGPD — que tem inspiração na Lei de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR) — passou a vigorar em 2020, sendo adaptada para a realidade brasileira.

Na lei nº 13.709, estão estabelecidos os princípios, regras, direitos e deveres das empresas em relação ao uso e tratamento de dados pessoais. O texto diz que a inclusão, alteração, utilização e armazenamento de qualquer dado devem estar de acordo com suas condições.

Os dados só poderão ser usados e armazenados desde que o cliente saiba e concorde com isso. Por isso, não importa o motivo ou complexidade, a lei se ampara em três pilares:

  • Cuidados com dados sensíveis;
  • Cumprimento das solicitações de esquecimento dos dados do cliente quando ele solicitar;
  • Transparência em relação ao uso de dados. 

Em quais casos aplicar a LGPD?

Há situações específicas para a aplicação da LGPD, como:

  • Em relação aos dados pessoais de pessoas no país;
  • Quando os dados são coletados no Brasil;
  • Quando houver oferta de bens e serviços para indivíduos no Brasil.

A LGPD é válida para todo o território nacional. Ou seja, ela garante a privacidade dos brasileiros. Além disso, evita ações indevidas como fraudes, comercialização e vazamento ilegal de dados.

No entanto, a lei não se aplica a algumas situações. Veja quais são:

  • Uso pessoal, 
  • Uso não comercial;
  • Fins acadêmicos;
  • Fins jornalísticos;
  • Segurança pública;
  • Para dados provenientes e destinados a outros países, que apenas transitem pelo território nacional.

Com exceção desses casos, para qualquer tipo de empresa que precise coletar dados de usuários, a LGPD é obrigatória. Os estabelecimentos que a descumprirem podem ser penalizados com advertência e multa, de acordo com cada infração cometida.  

Ou seja, a empresa que não usar os dados do cliente com segurança poderá pagar multa, e o valor pode chegar até 2% do faturamento com limite de R$ 50.000.000,00.

Garantias para os clientes

Por isso, antes de coletar e tratar os dados dos clientes, o negócio precisa se proteger e assegurar que:

  • Os dados pessoais (nome, endereço, CPF, data de nascimento, entre outros) foram coletados em conformidade com o que está previsto na LGPD;
  • Os dados foram coletados para finalidades legítimas e o cliente foi informado corretamente;
  • A empresa adotou todos os procedimentos e medidas administrativas e técnicas necessárias à proteção da privacidade dos dados dos seus clientes;
  • Os dados serão apagados depois que forem tratados.

Esse é o resumo de uma lei bastante importante e que deve ser observada com atenção por empreendimentos que atendem clientes. Portanto, é preciso cautela com relação ao cadastro, vendas e outros procedimentos que exigirem o uso de dados do usuário.

A lei enfatiza a coleta, armazenamento e tratamento de dados. Não é, necessariamente, sobre o vazamento; no entanto, a empresa que não tiver um sistema de segurança digital apropriado corre risco redobrado.

Como proteger o seu empreendimento? 

O vazamento de dados pode ser evitado. É necessário levar em conta que existe uma lei rigorosa sobre o assunto e, por isso, as empresas devem adotar medidas preventivas para resguardar os clientes e seu negócio desse tipo de transtorno.

Selecionamos algumas dicas de proteção para você implementar na sua empresa. Veja a seguir!

Análise dos riscos de vulnerabilidade

Uma das ações mais importantes é entender o quanto seu negócio pode estar vulnerável em relação ao vazamento de dados. Portanto, seja na loja física ou virtual, de tempos em tempos, verifique os riscos reais de ser surpreendido pela ação dos cibercriminosos.

Ao detectar possíveis erros e falhas que envolvem a segurança, é possível fazer correções e fechar a porta de entrada. É recomendável que as análises sejam feitas periodicamente:

  • No site;
  • No sistema de gestão;
  • Na plataforma de pagamento;
  • N a página da loja virtual.

Investimento em bom antivírus

Com um antivírus eficiente, é possível criar um bom mecanismo de defesa. Isso porque detectar ações indevidas e suspeitas é uma de suas funções. A varredura em redes, sistemas e servidores vai inibir as tentativas de invasão e, consequentemente, impedir o vazamento de dados.

O antivírus é a solução mais apropriada. Ele serve para verificar, identificar e remover as possíveis ameaças envolvendo o roubo de dados. O Antivírus Empresarial do Terra Empresas faz um serviço completo para impedir o acesso não autorizado:

  • Detecção e correção de arquivos infectados;
  • Bloqueio de vírus;
  • Bloqueio de malwares (softwares maliciosos que tentam se infiltrar no ambiente digital);
  • Identificação de clonagem do WhatsApp,
  • Barreira para programas indesejados.

Atualização de softwares e sistemas

A atualização é uma forma eficaz de se prevenir e não deixar que os dados sejam vazados, já que engloba procedimentos como:

  • Troca de senhas (para sequências mais fortes e mais difíceis);
  • Verificação e confirmação de acessos permitidos;
  • Exclusão de malwares já instalados;
  • Desinstalação de programas ou sistemas não utilizados.

Implementação do certificado SSL

A criptografia é uma forma de manter o site ou loja virtual mais seguros. Ela protege os usuários e seus dados no ambiente online. Isso porque o certificado SSL é um protocolo digital de segurança que autentica a identidade do site.

Com a criação de um link criptografado para comunicação entre o servidor e o navegador, os dados estarão protegidos. Assim, as informações que trafegam durante a navegação não serão capturadas e usadas indevidamente pelos cibercriminosos.

O vazamento de dados é uma ameaça real e que pode afetar qualquer tipo de empresa e comprometer sua reputação no mercado. Por isso, não espere o problema surgir para tomar providências — do cumprimento da lei à contratação de um antivírus, você pode criar uma segurança efetiva em torno do seu negócio.

Até breve!

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