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Saiba o que são crimes virtuais e como proteger seu negócio

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 12min leitura

05 de julho de 2022

Saiba o que são crimes virtuais e como proteger seu negócio

As tentativas de invasão e fraudes são diárias, o que causa dor de cabeça, especialmente para os empreendedores. De acordo com uma pesquisa da consultoria alemã Roland Berger, em 2021, o Brasil ficou na 5ª posição entre os países que tiveram mais crimes virtuais

Foram 9,1 milhões de casos de ataques cibernéticos, envolvendo, principalmente, os setores de varejo, finanças, hotelaria e manufatura. Fraudes por e-mail, roubo de dados pessoais e financeiros estão entre os principais crimes. 

A intenção dos cibercriminosos é, de alguma forma, ganhar dinheiro. Para isso, não medem esforços para invadir sistemas, sites e lojas virtuais.

Geralmente, são pessoas com conhecimento e habilidades avançadas, capazes de entrar em diversos ambientes sem serem notados. 

Por isso, a melhor forma de evitar essas ameaças é se proteger. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para que você saiba: 

  • O que são crimes virtuais?
  • Por que os crimes cibernéticos são uma ameaça?
  • Quais são os tipos? 
  • Como registrar crimes virtuais?
  • Quais são os principais no Brasil?
  • Como proteger sua loja virtual?
Cadeado em cima de um quebra-cabeça. Representa os crimes virtuais

O que são crimes virtuais?

É toda ação ilegal cometida no ambiente online, por meio de um dispositivo conectado em rede, com motivação pessoal ou política. 

Quando os equipamentos são invadidos, raramente são danificados, uma vez que o acesso se dá em bancos de dados. Sem um sistema de proteção, eles passam despercebidos e quando são descobertos, o prejuízo já é grande. 

Vale dizer que os crimes ocorridos na internet se enquadram na legislação, com punições de um crime físico. Ou seja, quem for pego em ação ilegal na web responderá pelo crime. As penas variam de três meses a um ano de prisão, além de multas.

Por que os crimes cibernéticos são uma ameaça ao varejo?

Por ter um alto volume de dados de clientes, o varejo sofre constantes ameaças de crimes virtuais.

De acordo com a 11ª edição do estudo Allianz Risk Barometer, os crimes cibernéticos são a principal preocupação global em 2022.

Até porque, além do impacto financeiro, o roubo de informações faz com que o negócio perca credibilidade junto aos clientes. 

Diante disso, a segurança de dados é fundamental para que os clientes tenham confiança em comprar com você. Isso será definitivo para fechar novos negócios.  

Portanto, se você é um empreendedor digital, precisa pensar em soluções que impeçam os cibercriminosos de invadir e roubar as informações do seu negócio e dos seus clientes.

Símbolo arroba preso por um anzol. Representa os crimes virtuais

Quais são os tipos de crimes virtuais? 

Existem diversos tipos de crimes virtuais que usam diferentes técnicas para invadir e roubar dados. 

Eles estão por toda parte e conseguem entrar sorrateiramente em computadores, notebooks, tablets ou smartphones. Então, veja os mais praticados na web:

1. Phishing

Por meio do SMS, e-mails, aplicativos e sites falsos, os criminosos virtuais roubam dados pessoais como, por exemplo:

  • Nome;
  • Número de cartões de crédito;
  • Conta bancária;
  • Senhas. 

Para isso, os cibercriminosos fazem uma imitação fiel do ambiente virtual e enganam o usuário. Levando a pessoa a clicar em links maliciosos. 

Por exemplo, quando o cliente acessa o endereço de uma loja e faz compras, na verdade, está utilizando uma versão phishing. Portanto, é nesse momento que as informações são roubadas.

2. Violação de senha

Consiste em obter os dados de uma senha enquanto o usuário realiza suas compras. Ou seja, o cibercriminoso usa uma brecha na segurança para descobrir senhas vinculadas à loja virtual.

Com isso, o criminoso virtual usa os cartões de créditos cadastrados para comprar, além de alterar o endereço de entrega. Muitas vezes, o cliente só percebe o problema quando recebe a fatura para pagamento.

Vários códigos escritos na tela com o escrito malware. Representa os crimes virtuais

 3. Malware

O malware é um tipo de software criado com o objetivo de gerar danos em computadores, servidores ou redes. 

Uma ação por malware pode levar clientes e funcionários a clicar em sites, links ou anúncios maliciosos. Ou seja, são aplicações capazes de infectar dispositivos para roubar dados confidenciais e hackear contas. 

4. Ataque DDoS

Quando um sistema, rede ou página deixa de funcionar, sugerindo pane, isso pode ser um ataque DDoS. Ou seja, os criminosos virtuais distraem para roubar os dados. 

O mais comum nesse tipo de crime é o “sequestro” do servidor com pedido de resgate. Aliás, as extorsões cibernéticas têm um valor alto e causam grande prejuízo financeiro.

5. Fraude  

O cartão de crédito do cliente é clonado e utilizado em compras que nunca chegarão no endereço verdadeiro. 

Esse é um crime que gera problemas tanto para o cliente quanto para o empreendedor. Até porque o cliente terá que solicitar o estorno e cancelamento do cartão. Já o lojista terá que devolver o valor gasto e absorver o prejuízo.

Homem com roupa de policial mexendo em um computador. Representa os crimes virtuais

Como registrar crimes virtuais?

Um crime virtual é tratado como qualquer outro delito. Portanto, o primeiro passo é coletar evidências, como, por exemplo:

  • E-mails; 
  • Print de telas;
  • Conversas em aplicativos de mensagens;
  • Testemunhas.

Ou seja, é importante levantar o máximo de informações que comprovem a ação indevida. Com tudo em mãos, é hora de registrar uma ata notarial em um cartório, para atestar a veracidade da denúncia. 

Em seguida, será necessário comparecer a uma delegacia e fazer um boletim de ocorrência. Portanto, o inquérito será aberto e o caso investigado, a partir das provas apresentadas. 

Esse atendimento pode ser feito por qualquer unidade, mas saiba que existem as Delegacias Especializadas em Crimes Virtuais. No entanto, elas estão presentes apenas nas grandes cidades.

Quais são os principais crimes cibernéticos no Brasil?

Além dos crimes já citados, no Brasil, temos ainda outros golpes e fraudes virtuais praticados. Confira eles a seguir.

1. Golpe do boleto falso

Um boleto com dados completos do usuário é emitido e enviado por e-mail ou WhatsApp para pagamento. No entanto, apesar de parecer verdadeira, a dívida é falsa. Ou seja, ao pagar, o cliente estará caindo em um golpe.

2. Golpe pelo SMS

Mensagens falsas são enviadas para atualização de cadastro ou com links que direcionam para páginas clonadas. Então, o objetivo é obter dados reais de clientes e funcionários para usar nas páginas reais.

3. Golpe do perfil falso

Falsos perfis de redes sociais são criados se passando por contas de lojas para vender produtos que não serão entregues. Ou seja, o pagamento é direcionado para uma conta criada pelos criminosos, que desaparecem com o dinheiro.

Homem com roupa de policial mexendo em um computador. Representa os crimes virtuais

Como proteger sua loja virtual?

Primeiramente, é importante entender que a segurança de dados está diretamente relacionada à experiência e fidelização do cliente. Por isso, leve em conta os seguintes critérios:

  • Confidencialidade: somente as pessoas autorizadas devem ter acesso às informações da loja virtual;
  • Autenticidade e integridade: garantia de informações verdadeiras, evitando alterações em qualquer etapa;
  • Conformidade: processamento dos dados conforme as normas, leis e regulamentos.

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), em vigor no Brasil desde setembro de 2020, diz respeito à segurança de dados. Portanto, no caso do e-commerce, a legislação garante proteção ao:

  • CPF;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • Número de cartões de crédito e débito.

Esses dados somente serão utilizados para os fins justificáveis de compra e venda de produtos. Ou seja, a loja deve ser responsável por evitar o vazamento ou o roubo de dados. Portanto, se você deseja proteger seu negócio, veja, a seguir, algumas dicas de segurança:

1. Implemente o certificado SSL

O certificado garante que o seu site ou loja virtual estarão seguros por meio da criptografia. Ou seja, essa tecnologia vai proteger as informações dos usuários enquanto eles navegam pelo ambiente online. 

As ações de phishing, por exemplo, serão inibidas, uma vez que os invasores não conseguirão interceptar transações e capturar dados.

2. Nunca abra anexos em e-mails de spam

Essa é uma ação válida para os processos internos da sua loja, especialmente para os ligados às questões financeiras.

Ao receber e-mails de bancos ou fornecedores com sugestão de links para atualização de cadastro ou algo do tipo, não clique. Antes de mais nada, entre em contato com o responsável para confirmar a veracidade da mensagem.

3. Use senhas fortes

Senhas fortes são aquelas que misturam números, letras e caracteres especiais. Além disso, troque com frequência e não use a mesma sequência para mais de um acesso. 

Até porque, se o criminoso virtual descobrir uma de suas senhas, ele tentará usá-la em mais de um login. Logo, se você utilizar a mesma sequência, o prejuízo será maior.

Homem com roupa de policial mexendo em um computador. Representa os crimes virtuais

4. Contrate um bom antivírus

Um bom antivírus pode detectar ações indevidas e evitar crimes virtuais com a varredura periódica nos servidores, redes e sistemas. 

Ou seja, a solução permite a verificação, identificação e remoção de possíveis ameaças, evitando que sejam um problema de grande escala.

Com o sistema de segurança digital para empresas e seus dispositivos, o Antivírus Empresarial do Terra Empresas dificulta a vida dos cibercriminosos. 

Além de detectar e corrigir arquivos infectados, o software bloqueia vírus, malwares, programas indesejados e muito mais. 

Se de um lado existem pessoas dedicadas a acessar ambientes sem serem autorizados, do outro, estão especialistas no combate aos crimes virtuais

Portanto, não espere ter um problema para tomar providências, contrate já o Antivírus do Terra Empresas e proteja o seu negócio. 

Até breve! 

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