Menu Terra Blog Empresas

Descubra as melhores ideias de empreendedorismo feminino em 2022

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 11min leitura

Descubra as melhores ideias de empreendedorismo feminino em 2022

As mulheres são fortes, realizadoras, multifacetadas e onipresentes, seja na vida pessoal ou profissional. Já faz tempo que elas vêm dominando o mundo dos negócios, e prova disso são as várias ideias de empreendedorismo feminino dos últimos anos. 

Marcado por uma trajetória de luta, o movimento é crescente e somente no Brasil já existem cerca de 30 milhões de mulheres empreendedoras. Os dados são da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).

Representando quase 50% do total de empreendedores brasileiros, com preferência por segmentos como beleza, estética, alimentação e moda, podemos dizer que elas, cada vez mais, estão dominantes e bem-sucedidas. 

Muitas, além de empreendedoras, cuidam também da casa e da família, se desdobrando entre os afazeres do lar e do trabalho. Exemplos de força e coragem que merecem todos os frutos desse plantio tão árduo.

Se pensarmos que não faz muito tempo que as mulheres não tinham o direito de voto ou de saírem sozinhas, o empreendedorismo feminino é um desafio e pode ser considerado um ato de resistência. 

Por isso, é fundamental investir, apoiar e incentivar todas as ideias de novos negócios, uma vez que tendem a empregar e abrir espaço para outras mulheres, em uma verdadeira rede de apoio.

Quer saber quais são os melhores empreendimentos em comércio e serviço, que podem ser comandados por mulheres? Continue por aqui e confira: 

  • O que está em alta no comércio?
  • O que está em alta em serviços?
  • 6 ideias de empreendedorismo feminino
Mulher trabalhando com equipamentos em uma loja de produtos naturais. É uma ideia de empreendedorismo

O que está em alta no comércio?

O mercado sobrevive de negócios, sobretudo os ligados ao comércio e varejo, com foco nos mais variados perfis de clientes. Com base nas necessidades, hábitos e desejos de consumo, novos negócios surgem diariamente para fomentar a economia.

Muitos empreendedores que planejam ter um negócio próprio o fazem por enxergar oportunidades no segmento. 

Em novembro de 2021, o comércio apresentou um crescimento de 0,6%, de acordo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), comandada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As atividades que mais colaboraram para essa crescente foram: 

  • Supermercados;
  • Produtos alimentícios;
  • Bebida;
  • Fumo;
  • Artigos farmacêuticos, médicos e ortopédicos;
  • Perfumaria e cosméticos;
  • Produtos de informática e eletrônicos;
  • Artigos de uso pessoal e doméstico.

O que está em alta em serviços?

O setor de serviços não ficou para trás e cresceu 10,9% em 2021, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), também do IBGE.

Entre os serviços que mais se destacaram estão:

  • Transportes;
  • Serviços auxiliares aos transportes e Correios;
  • Informação e comunicação;
  • Atividades de serviços profissionais, administrativos e complementares, como jurídicas, serviços de engenharia e soluções de pagamentos eletrônicos;
  • Serviços prestados às famílias: hotéis, restaurantes, serviços de buffet e empresas de parques de diversão e temáticos.

6 ideias de empreendedorismo feminino

Apesar das tendências e altas dos setores de comércio e serviços, o empreendedorismo feminino pode apresentar uma vertente própria de ideias de negócio

Mesmo não fazendo parte das estatísticas, algumas atividades se mantêm ativas e rentáveis, considerando os produtos ou serviços ofertados. 

Selecionamos seis ideias de empreendedorismo feminino para servir de inspiração para você, empreendedora.

1. Loja online

Mulher segurando uma roupa enquanto sorri para o PC. Parece estar com uma ideia de empreendedorismo

Uma loja virtual pode ser tudo que uma empreendedora precisa para ter um negócio próprio, com flexibilidade de horário na rotina. Essa é uma ótima ideia de empreendedorismo feminino, considerando os vários tipos de negócios que podem ter sucesso no universo online.

Para venda de produtos e oferta de serviços, montar uma loja na internet é mais barato. Sem contar que, ao marcar presença online e tornar o negócio conhecido, as possibilidades de vender para o país inteiro são muito maiores.

Dessa forma, não é necessário ter um espaço físico para receber clientes, mas é preciso garantir o atendimento. Logo, ter estratégias e boas ações de marketing, usando as redes sociais como apoio na divulgação, fazem toda a diferença. 

A definição dos produtos ou dos serviços exige pesquisa para entender as necessidades e hábitos do seu público. 

De mercadorias de informática à prestação de serviços jurídicos, por exemplo, será válido aproveitar das suas habilidades, formação e conhecimento para impulsionar o novo negócio.

2. Alimentação e conveniência

Cozinheira em frente a uma padaria. Representa uma ideia de empreendedorismo feminino

Se tem um ramo que pode até sofrer alguns baques, mas nunca está em baixa é o de alimentação. Como necessidade básica, as pessoas precisam se alimentar para manter a energia e a saúde. 

Os clientes não deixam de gastar com comida, mas na hora do aperto, estabelecem prioridades. Portanto, investir em um negócio de sucesso exige entendimento do cenário atual e tendências futuras sobre os hábitos alimentares. 

É importante ter um equilíbrio entre a qualidade e o preço, para que o negócio não sofra com a baixa nos momentos de oscilação econômica. Vale pensar na adesão ao delivery, considerando que o brasileiro adora receber a comida em casa. 

São muitas as possibilidades na área de alimentos:

  • Restaurante;
  • Lanchonete;
  • Doces e bolos;
  • Refeições prontas;
  • Pizzaria;
  • Marmitas fitness;
  • Comida vegetariana e vegana.

3. Bebidas funcionais

Quatro copos com sucos naturais em cima da mesa. Representa uma ideia de empreendedorismo feminino

Em tempos de tensão e estresse, muitas vezes a saúde mental abalada provoca disfunção no organismo. Nesse contexto, uma das tendências e oportunidade de negócio são as bebidas funcionais. 

Mas, o que são? São tipos de drinks de composição natural, que ajudam no funcionamento do organismo, conforme os objetivos de cada pessoa. 

Se a meta for dormir melhor ou melhorar a energia diária, por exemplo, as bebidas específicas auxiliam nesse processo.

4. Beleza e estética

Mulher cortando o cabelo de um homem com uma tesoura. É uma ideia de empreendedorismo feminino

Tanto mulheres quanto homens estão mais vaidosos, por isso, atuar no ramo da beleza e estética é uma das boas ideias de empreendedorismo feminino. 

O mercado se mantém aquecido e as oportunidades são amplas: 

  • Salão de beleza;
  • Clínica de estética facial e corporal;
  • Venda de cosméticos: higiene pessoal e perfumaria;
  • Procedimentos: design de sobrancelha, alongamento de cílios, barba e bigode, entre outros.

5. Varejo de moda

Mulher segurando uma roupas em uma arara. Representa uma ideia de empreendedorismo feminino

É sempre um ótimo investimento, considerando que o vestuário também é um item básico de necessidade. Apesar das crises econômicas, quem souber explorar o ramo terá sucesso com a venda de roupas e calçados. 

Seja ter uma confecção própria ou optar pela revenda, o fato é que mulheres têm um tino natural para esse tipo de negócio e podem focar tanto em moda feminina quanto masculina.

No entanto, uma das grandes barreiras se encontra na concorrência, a julgar pelo grande volume de lojas físicas online. 

Aqui, as estratégias de vendas são fundamentais para atrair o olhar dos clientes, e uma das alternativas é usar o marketing sensorial com vitrines sugestivas, afinal, o que é visto pode ser desejado.

6. Cuidados e assistência à família

Mulher cuidando de um senhor idoso em uma cadeira de rodas. Representa ideia de empreendedorismo

Você sabia que a profissão de cuidador é regulamentada, está em alta e em maior número entre as mulheres? Como profissional autônoma, é possível ter um MEI e prestar serviços particulares, em clínicas ou hospitais.

Como cuidadora, você pode auxiliar na realização de necessidades básicas e complexas do dia a dia de alguns públicos, como:

  • Idosos;
  • Pessoas acamadas;
  • Quem passou por cirurgia recentemente.

Muitas têm jornada no formato 12×36, atuando em mais de uma demanda. Como ideia empreendedora, vale pensar em ampliar o negócio e formar uma equipe especializada. 

No entanto, para ter funcionários registrados, será necessário mudar o regime tributário para EPP ou Microempresa, já que no MEI só é possível acrescentar mais uma pessoa.

Conclusão

Essas são apenas algumas ideias de empreendedorismo feminino, mas existem outras tantas alternativas promissoras. Até mesmo de casa, é possível empreender.

Outra opção, dependendo da cidade ou dos projetos para o futuro, é abrir uma franquia em cidades pequenas

Ter um negócio próprio sempre será um desafio, e para o empreendedorismo feminino os percalços são ainda maiores. Entretanto, com um bom planejamento, visão de negócio, apoio certo e dedicação desde o início, as chances de sucesso são maiores.

Por isso, aproveite as ideias de empreendedorismo feminino deste artigo, coloque tudo no papel, monte um plano de negócio, arregace as mangas e vá à luta. 

Certamente, pelo caminho você vai encontrar muitas mulheres enfrentando o mesmo que você.

Boa sorte e conte com a gente!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também